Protesto

Rodovia entre Piraquara e Quatro Barras é liberada após fim de manifestação

Moradores da uma área conhecida como Planta Suburbana, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, bloquearam a rodovia PR-506, que liga o município a Quatro Barras, por cerca de três horas e meia na manhã desta sexta-feira (27). Cerca de duzentas pessoas interditaram a pista e promoveram um “panelaço”, em protesto a uma ordem de despejo, recebida na última semana. Há duas décadas, mais de 150 famílias vivem na área, considerada de proteção ambiental.

“Nós recebemos a ordem para sair [do local], mas a prefeitura alega que não tem como relocar a gente em outro lugar”, disse o morador e líder comunitário, Eric Lucas.

A liminar de desocupação foi expedida pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Paraná. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Piraquara, o local é mapeado como refúgio de vida silvestre, pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) de Iraí. A prefeitura defende a alteração do saneamento ambiental, para que as famílias possam permanecer na localidade.

“Hoje, com a construção do contorno e das estradas, a área perdeu suas características de vida silvestre. Por isso, estamos elaborando um projeto técnico para a revisão do zoneamento e que defenda o ponto de vista das famílias”, disse o secretário de Meio Ambiente, Leverci Silveira Filho.

Bloqueio e negociação

Com a interdição total da via, carros e ônibus foram impedidos de passar e tiveram que desviar por vias alternativas. Apesar do bloqueio, não havia registro de filas ou congestionamentos a partir do ponto da manifestação.

Representantes dos moradores se reuniram com o prefeito Marcus Tesserolli (PDT) no meio da manhã. O acordo que levou os manifestantes a desbloquearam a rodovia prevê uma reunião entre as famílias afetadas pela medida e o Ministério Público do Paraná na próxima segunda-feira (30).

“A intenção da reunião é retardar a ordem de despejo. Vamos tentar mostrar para o Ministério [Público] que podemos permanecer na área”, explicou Eric.