Islamofobia

OAB-PR repudia agressões contra duas mulheres muçulmanas de Curitiba

A seção Paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) repudiou, ontem, as agressões contra duas mulheres muçulmanas que moram em Curitiba. Em nota assinada pelo presidente da Comissão de Igualdade Racial, Mesael Caetano dos Santos, a entidade classificou os atos de violência como “manifestações xenófobas” e “criminosas”, e clamou pelo “respeito recíproco de todos os povos que vivem no Brasil”. As agressões foram reveladas na segunda-feira, pelas próprias vítimas.

“O universo da diversidade é gigantesco e a informação é fundamental para que vençamos o preconceito e a discriminação. Diante dessa reflexão, reiteramos nosso repúdio a qualquer ato de discriminação em razão da cor, raça ou religião praticado contra as mulheres muçulmanas ou qualquer ser humano e desejamos a convivência pacífica e o respeito recíproco de todos os povos que vivem no Brasil”, destaca a nota.

Vítimas

Segundo as mulheres agredidas, a tensão contra os imigrantes muçulmanos se acirrou depois dos atentados em Paris, no dia 13 de novembro.

Uma das vítimas, Luciana Velloso, foi alvo de uma pedrada, quando caminhava no Jardim Botânico. Paula Zahra foi atingida por uma cusparada e foi xingada pelo seu agressor. “Antes, (as agressões) eram só constrangedoras, agora são amedrontadoras”, disse Luciana, após relatar o que aconteceu.

Voltar ao topo