Centro calmo

Área Calma divide opiniões de motoristas curitibanos

A Área Calma no Centro de Curitiba, que passou a ser fiscalizada pela prefeitura, está dividindo opiniões. Pra uns, é certeza de trânsito caótico. Pra outros, a medida não influencia.

A reportagem do Paraná Online esteve em cinco cruzamentos que fazem parte da Área Calma e notou que vários motoristas não respeitam o limite de velocidade de 40 km/h. Na esquina das Ruas João Negrão com José Loureiro, no asfalto está o aviso da velocidade máxima, mas fica visível que muitos motoristas freiam apenas quando veem o radar.

O taxista Dirceu Opuchkevich, com 16 anos de profissão, comentou que o trânsito ficará mais lento, porém, o número de acidentes tende a diminuir.

O representante comercial Roginaldo Costa, 66 anos, disse que, se demorava 40 minutos pra chegar ao centro de ônibus, agora irá demorar mais. “O jeito é vir a pé, que demoro 15 minutos”.

O motorista Alexander Prestes, da linha Rua XV/Barigui, há 15 anos na função, disse que não vê diferença. “Pra nós (motoristas) a velocidade média é essa. Pode até chegar a 60, mas sempre voltamos a reduzir por conta dos semáforos e do próprio trânsito”.

Já pra Oziel Pereira, 43, que há oito anos dirige ônibus em canaleta, a mudança será grande. “A Urbs diminuiu nosso horário de chegada ao ponto final e diminuiu também a velocidade, tinham que rever isso”, afirmou. 

Ele disse que essa mudança irá impactar no horário que os motoristas têm pra ir ao banheiro ou comer. “Se nós passamos em sinal amarelo ou prendemos passageiro na porta é porque temos horário a cumprir. Se o tempo fosse maior, isso não aconteceria”, garantiu.

Paraná Online no Facebook