Toque salvador

Novembro azul incentiva exames preventivos conta câncer de próstata

O câncer de próstata é uma ameaça silenciosa que afeta um a cada seis homens no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). É o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina brasileira, atrás apenas dos cânceres de vias respiratórias (pulmão, traqueia e brônquio), de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A doença só começa a provocar sintomas em fase avançada. Por isso, iniciativas como o Novembro Azul, promovido pelo Instituto Lado a Lado e pela SBU, estimulam a detecção precoce, através de dois exames que devem ser feitos anualmente depois dos 50 anos: o toque retal e a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no exame de sangue.
A detecção precoce aumenta em 90% as chances de cura e foi determinante pra recuperação do empresário aposentado Jorge Waszak, de 75 anos. Ele fazia os exames periódicos desde 2011, e foi diagnosticado no meio do ano passado. “No começo é um choque, sempre achamos que não vai acontecer conosco. Mas fiz a cirurgia em novembro de 2014 e hoje estou curado, apenas acompanhando”, comemora.

Como foi descoberta em fase inicial, a doença não deixou sequelas, como incontinência urinária, por exemplo. “Foi feito um procedimento pouco invasivo, chamado HIFU (ultrassom focalizado de alta intensidade), que destruiu as células cancerígenas com energia acústica, sem precisar remover toda a próstata”, explica o médico de Jorge, o cirurgião uro-oncologista Marcelo Luiz Bendhack, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Outros possíveis tratamentos são a radioterapia, a prostatectomia radical (remoção da próstata) e o simples acompanhamento.

Dr. Marcelo Bendhack: procedimento pouco invasivo.

Por que dois meses azuis?

Agosto Azul e Novembro Azul. Por que existem dois meses pra conscientizar sobre a saúde masculina? O coordenador estadual de Política de Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rubens Bendlin, explica que o Agosto Azul é uma iniciativa estadual voltada pra homens em idade economicamente ativa (20 a 59 anos), com foco na saúde de forma geral. São abordados os riscos da violência e do tabagismo, e a importância da alimentação saudável e do exercício físico, por exemplo.

Já o Novembro Azul é uma campanha nacional, com enfoque no combate ao câncer de próstata. A doença afeta, em 75% dos casos, homens acima de 65 anos, escapando da faixa etária alvo do Agosto Azul. Além disso, os homens têm maior resistência em cuidar da saúde e demandam mais campanhas de conscientização. “O homem tem receio de ir a consultas, ele tem um pensamento mágico de que nunca ficará doente, por causa do machismo e do medo de se expor. Isso de acordo com um estudo do Ministério da Saúde feito por 250 especialistas”, aponta.

Proteína “dedura” a doença

Tanto a dosagem do PSA quanto o exame de toque retal são fundamentais pra identificação precoce do câncer. “O PSA é uma proteína produzida pela célula da próstata, e pode ter seus níveis aumentados em situações de câncer, de crescimento benigno da próstata ou de infecção. É um sinal de que o órgão não está ,bem”, afirma o médico urologista e presidente da seção Paraná da SBU, Marcio Carvalho.

Estima-se que o PSA não apresente alterações em 20% dos casos de câncer de próstata – o exame de sangue sozinho é insuficiente pra descoberta da doença em fase inicial. O toque retal é o complemento, explica Carvalho, pois permite que o médico identifique áreas endurecidas ou nódulos na região. O diagnóstico final só é dado pela biopsia, feita quando os exames preventivos apresentam alteração.

Inca

O Inca não participa do Novembro Azul por não recomendar programas de rastreamento do câncer de próstata. Pro instituto, homens saudáveis não devem se submeter a esses exames rotineiramente, devendo fazê-lo apenas se apresentarem sintomas ou sinais da doença, Os indícios não são específicos, podendo aparecer também em alterações benignas da próstata e em outras doenças mais comuns, como infecções urinárias. Os principais sinais e sintomas da doença são: demora em iniciar e finalizar o ato urinário, necessidade frequente de urinar à noite, necessidade urgente de urinar, jato urinário fraco e presença de sangue na urina.

Paraná Online no Facebook