Clima

Mais de dez mil pessoas são prejudicadas pelas chuvas no Paraná

Apesar da forte chuva que atinge Curitiba e região metropolitana no final de semana, por aqui não foi registrada nenhuma ocorrência de desabrigados. A informação é a da Defesa Civil Estadual, que divulgou, nesta segunda-feira (12), boletim com os números dos afetados pelas chuvas. São 11.504 pessoas afetadas em todo o Paraná e, destas, apenas 10 pessoas permanecem desabrigadas.

Na Região Metropolitana de Curitiba, a única ocorrência que mobilizou o trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi uma queda de barreira na Estrada da Ribeira, a BR-476, em Adrianópolis. O trecho do quilômetro 21 da rodovia foi totalmente bloqueado e o trabalho de remoção da terra que ficou no asfalto foi retomado na manhã desta segunda.

A maior concentração das ocorrências atendidas pela Defesa Civil foi no interior do Estado. Depois do tornado que atingiu a região de Cafelândia na sexta-feira (9), o interior foi afetado por chuvas de granizo.

Na cidade de Ipiranga, a cerca de 140 quilômetros de Curitiba, pelo menos 7.148 pessoas foram afetadas com a tempestade de pedra e 1.780 casas foram danificadas, com 25 pessoas feridas. Em Cascavel, no Oeste, pelo menos 1.600 pessoas foram afetadas pela chuva, mas ninguém ficou ferido.
Em Borrazópolis, no interior, foram pelo menos 1.050 pessoas afetadas com a chuva e o vendaval que atingiu a cidade. Já em Dois Vizinhos, no Sudoeste, 500 pessoas tiveram problemas com o granizo. Em nenhum dos casos houve registro de morte, conforme a Defesa Civil.

Previsão

A semana começou com tempo instável em muitas regiões do Paraná. Segundo o Simepar, a instabilidade deve continuar elevada no Estado por causa de uma frente fria que vem do Rio Grande do Sul, mas de forma mais fraca, até pelo menos quarta-feira (14). As chuvas fortes voltam na sexta-feira () e deve chover por todo o final de semana.

Em Curitiba e região metropolitana também chove, mas de forma fraca. Até quarta-feira a chuva deve ser fraca, mas assim como no final de semana, são esperadas chuvas fortes. A princípio não há previsão de temporal, apesar de essa ser uma das características da primavera.