Curitiba e região

Atenção: Simepar emite alerta de temporal nesta sexta

Uma frente fria que já toma conta do Rio Grande do Sul dá nova cara ao tempo em todas as regiões do Paraná nesta sexta-feira (2): a chuva volta acompanhada de ventos fortes, podendo haver formação de tempestades severas no Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado.

O alerta é da Defesa Civil e do Simepar. O órgão de previsão climatológica ressalta a possibilidade de ventos acima de 70 km/h e a “incidência muito elevada de descargas atmosféricas” para as áreas que correm mais risco de receber temporais. O Simepar não descarta a possibilidade de chuva fortes também para as outras áreas do Paraná, como região metropolitana de Curitiba e região central do estado. A previsão é de que esta primavera tenha índices pluviométricos acima da média.

Scheila Paz, meteorologista do Simepar, não descarta também possíveis chuvas de granizo nesta sexta – o que pode trazer danos aos locais onde isso acontecer.

“Do jeito que a frente fria avança não dá para descartar ocorrência de granizo”, afirma. O avanço da frente fria está se configurando muito rapidamente e, por isso, pode potencializar os temporais no estado. A condição de instabilidade deve durar até este sábado (3).

A Defesa Civil explica que o alerta não impacta os planejamentos de risco das cidades, mas serve para deixar os municípios mais atentos aos possíveis danos que podem ser gerados pelo mau tempo.

“No que mais implica um alerta como este é em relação às pessoas que moram em áreas sujeitas a algum tipo de prejuízo”, comenta o capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Defesa Civil do Paraná. “É importante que elas saibam desses alertas e pensem na situação a que estão sujeitas”.

Mínimas despencam na parte Sul do estado

Após a passagem da frente fria, as temperaturas mínimas despencam na parte Sul do Paraná. A partir de domingo, Curitiba registrará amplitude térmica que deve variar entre 9°C e 22°C, passando de 9°C para 24°C na segunda-feira.

Palmas, no Sudoeste, poderá ter registro de 6°C no início da próxima semana, e Rio Negro, 5°C. Nestes dois municípios, a máxima fica em torno dos 22°C, enquanto em Londrina, na região Norte, a frente fria apenas dá uma “refrescada” no clima. A previsão é de que a cidade passe dos 32°C desta sexta para 28°C no domingo.

Voltar ao topo