Só na timeline!

Navegar na internet no busão virou hábito de curitibanos

O ConsumerLab, área da Ericsson que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, acaba de lançar um estudo sobre o uso de dispositivos móveis no transporte urbano em três capitais brasileiras: Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. O relatório revela que 82% dos usuários de smartphones curitibanos navegam na internet enquanto se locomovem. Nas outras capitais, a porcentagem é de 66%.

Um dos panoramas traçados pelo relatório é que os usuários de transporte urbano acreditam que o tempo gasto no trânsito é improdutivo e maçante. Por isso, aproveitam para enviar mensagens, assistir a vídeos online ou atualizar os feeds das redes sociais diretamente de seus smartphones. Em Curitiba, 80% dos usuários acessam as plataformas de redes sociais durante o trajeto. Essa porcentagem também é maior entre as cidades analisadas: 78% dos paulistas e 60% dos cariocas acessam as redes sociais no transporte urbano.

O relatório também traz um comparativo relacionado ao tempo de descolamento diário dos moradores das três metrópoles. Os paulistanos e os cariocas levam mais de 2h para se deslocar diariamente (em média, mais de 2h), mas os curitibanos, por sua vez, demoram cerca de uma hora e meia.

Realizado com base na análise de 1.500 entrevistas online realizadas com usuários de smartphones em três capitais brasileiras: Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, o material também analisa como o comportamento digital do brasileiro no transporte urbano tem influenciado o setor de tecnologia e as transformações nas plataformas de planejamento de rota e consumo de conteúdo digital, além do crescimento do m-commerce.

Voltar ao topo