Ventos fortes

Temporal de domingo deixa rastro de destruição no Paraná

Temporais com ventos superiores a 70 km/h provocaram estragos em algumas cidades do Paraná, no início da noite deste domingo (27). O município mais atingido foi Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, que registrou rajadas de vento de, pelo menos, 71 km/h. No entanto, a velocidade deve ter sido superior. “A nossa estação fica ao norte da cidade e a ocorrência dos ventos foi ao sul. Os ventos não ocorrem de forma igual. Por isso, há a possibilidade de a velocidade ter sido maior”, explica a meteorologista Sheila Paz, do Simepar.

A Defesa Civil informa que cerca de 250 casas foram danificadas, sendo que 30 ficaram completamente destelhadas devido às rajadas. Ao todo, aproximadamente 600 pessoas foram atingidas pela tempestade na cidade. O bairro Oficinas foi o mais atingido. As principais ocorrências foram de destelhamentos e alagamentos.

O tenente do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, Matheus Cândido, as equipes prestam atendimento à população desde a noite de domingo. “Estamos dando apoio e distribuindo lonas. Vamos continuar ajudando a população hoje”, afirma. Segundo ele, cerca de 20 pessoas estão desabrigados. “Elas estão em um posto de saúde no Jardim Amália”, diz. As demais pessoas , de acordo com o tenente, possuem local para ir. “A maioria das pessoas desalojadas está em casa de parente”, relata.

Outras cidades

A meteorologista Sheila explica que a tempestade foi resultado de uma linha de instabilidade que avançou na região. Essa mesma instabilidade provocou ventos acima de 75 km/h em Cândido de Abreu, na região norte. Em São Mateus do Sul, as rajadas chegaram a 73 km/h. Em Paranavaí, a chuva veio acompanhada de ventos fortes de 72 km/h.

Também no início da noite de domingo, o Simepar registrou rajadas de vento que chegaram a 117 km/h na estação de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Em Curitiba e Pinhais chegou a 56 km/h. Mas, não há registros de estragos nessas cidades, segundo a Defesa Civil.

Segundo Sheila, a segunda-feira (28) terá tempo mais firme, mas novas tempestades podem acontecer no estado a partir de quarta-feira (30). “Uma nova linha de instabilidade ganha força no Paraguai e Mato Grosso do Sul e chega ao Paraná”, afirma a meteorologista.