Parceria

O que Curitiba e Holanda têm a ver? Confira aqui!

A Prefeitura de Curitiba formalizou nesta sexta-feira (18) uma cooperação com instituições holandesas e brasileiras para aumentar o potencial de ciclomobilidade na cidade. O termo de entendimento – assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, pelo embaixador da Holanda no Brasil, Han Peters, e por representantes das instituições envolvidas – prevê que a cooperação se estenda por cinco anos. Pesquisadores holandeses permanecerão em Curitiba por alguns períodos, trabalhando em parceria com instituições locais em projetos voltados para o desenvolvimento de uma cidade inteligente.

O principal objetivo de cooperação é ampliar a integração da bicicleta à vida da cidade, por meio de projetos inovadores nas áreas de arquitetura, planejamento urbano e design, consolidando o modal como opção de mobilidade segura e abrangente.

“É uma das parcerias mais significativas da história da cidade. Estamos avançando rumo a uma mudança cultural”, disse o prefeito Gustavo Fruet. “Pode levar 10, 20 ou 30 anos para alcançarmos uma mudança de comportamento mais ampla no que diz respeito à bicicleta, mas hoje damos um passo muito importante. É preciso compreender que o espaço urbano não é exclusivo do carro e precisa ser compartilhado”, disse Fruet, que agradeceu aos representantes da Holanda e às universidades locais pela parceria.

O embaixador da Holanda no Brasil, Han Peters, liderou um grupo de holandeses e brasileiros que chegou pedalando à Prefeitura para a assinatura do acordo. Peters contou que é a primeira vez que vem a Curitiba e que ficou “muito impressionado ao ver várias ciclovias pelo caminho”.

Ele afirmou que, na Holanda, a bicicleta é mais do que um meio de transporte – é um modo de vida. E, bem humorado, forneceu uma “receita” aos presentes: “Usando carro você queima dinheiro e fica mais gordo. Usando bicicleta, você queima gordura e fica mais rico”.

Voltar ao topo