Manifestação

Taxistas protestam contra aplicativo de carona em Curitiba

Cerca de duzentos taxistas bloqueiam, na tarde desta sexta-feira (28), a pista na esquerda da Avenida Visconde Guarapuava, região central de Curitiba. A interdição ocorrer na quadra entre as ruas Barão do Rio Branco e Lourenço Pinto. A área foi isolada por policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito para que esses motoristas pudessem parar seus carros e acompanhar a audiência pública na Câmara dos Vereadores que debate o uso do aplicativo de carona remunerada Uber em Curitiba.

De acordo com informações do Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Curitiba, alguns taxistas estacionaram seus carros no estacionamento da Câmara — na Praça Eufrásio Correia. Mas, devido à quantidade de veículos, muitos tiveram de parar os veículos na Visconde de Guarapuava. No último dia 26, esses profissionais já haviam solicitado ao BPTran e Setran o bloqueio dessa via.

Ainda segundo a prefeitura, por volta das 14h30, o motorista que trafegava pela Avenida Visconde de Guarapuava pela pista da direta ainda tinha o trânsito livre. A expectativa da União dos Taxistas da Capital (UTC) é reunir 500 taxistas no ato desta sexta-feira. A audiência é uma iniciativa da é da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública e ocorrerá, a partir das 14 horas, no auditório do Anexo II do 4º andar da casa legislativa.
Projeto

No último dia 18, o projeto de lei que proíbe o Uber em Curitiba foi devolvido ao autor, o vereador Chico do Uberaba (PMN), para que ele promovesse alterações no texto. Segundo análise inicial da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, a proposta continha erros formais que precisavam ser corrigidos. O parlamentar já reapresentou o projeto e incluiu a previsão de multa de R$ 1,7 mil ao motorista que for pego oferecendo carona pelo sistema.

Integram a Comissão de Direitos Humanos: Chico do Uberaba (PMN), Beto Moraes (PSDB), Carla Pimentel (PSC), Cristiano Santos (PV) e Sabino Picolo (DEM). Além das entidades de taxis, a Câmara convidou representantes da empresa Uber, da Secretaria de Trânsito, do Detran, da OAB-PR, deputados estaduais e vereadores para participar da audiência.

Confira mais imagens na Galeria de Fotos.

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo