Pepino zero km

Defeitos em carro zero transformam alegria em raiva e frustração

Cheiro de novo, funcionamento perfeito e a expectativa pelo tão sonhado carro zero quilômetro. Para alguns motoristas, a euforia da compra acaba ainda nos primeiros meses e se transforma em grande dor de cabeça. É raro, mas problemas em carros que acabaram de sair da concessionária podem acontecer. Na internet são inúmeros os relatos de quem se surpreendeu com o carro zero.

Este é o problema que a designer de móveis Tarsila Faria e Silva, 29, enfrenta há alguns meses. Desde que comprou um Up novo, no começo do ano, ela e seu marido encontraram alguns problemas no veículo, que ainda não foram solucionados.

O primeiro defeito foi identificado nas caixas de som, compradas à parte na própria concessionária. “Estamos com o carro há sete meses e três das quatro caixas foram trocadas. A única que ainda não trocamos vamos ter que levar pra trocar porque está com chiado. Não escutamos o som muito alto e, mesmo que escutássemos, não poderia ficar desse jeito em tão pouco tempo”, relata.

Janelas

Os vidros elétricos dianteiros também começaram a apresentar defeito. “Eles trepidam muito, parece que estão soltos e vão cair”, diz Tarsila. A partir daí as visitas à concessionária se tornaram frequentes, para tentar solucionar o problema.
“Levamos quatro vezes pro conserto e não conseguiram resolver. É um problema estrutural e sugerimos até trocarem as portas”, comenta ela.

Tarsila não reclama do atendimento prestado pela concessionária. “Mas tem o desgaste de ir até lá, ficar sem o carro. A empresa nos disponibiliza outro carro enquanto o nosso está no conserto, mas compramos um zero e queremos andar com o nosso”.

Justiça é o caminho

Depois de acionar o Procon-PR, Tarsila e o marido vão recorrer também à Justiça. “Estamos cumprindo nossa parte, demos 50% do valor de entrada, nunca atrasamos uma parcela. Como consumidor, queria que resolvessem nosso problema”, lamenta. Ela diz que se surpreendeu com a situação, pois em suas pesquisas sobre o carro, não encontrou reclamações. “Era o que apresentava melhor potência e segurança. Mas fomos premiados”, diz.

Em nota, a concessionária Copava informou que presta assistência a Tarsila. “Durante a audiência de conciliação no Procon, foi oferecido o devido reparo do veículo, inclusive com possível extensão de garantia dos componentes que apresentaram problema e também foi oferecido um veículo reserva para o período em que o carro estivesse na oficina, mas a cliente não aceitou nenhuma das ofertas”.

Fábrica tem que indenizar

“Em caso de defeito de fabricação do veículo, é responsabilidade do fabricante indenizar todos os prejuízos sofridos”, destaca a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano. Ela afirma que, dependendo da situação, é importante que sejam realizadas perícias no veículo que indiquem o que realmente aconteceu. Em caso de descumprimento da oferta, quando não foi entregue aquilo que foi acordado, o comprador deve pedir o ressarcimento dos valores.

Guarde

“É importante guardar todos os emails, ordens de serviço, o que tiver da negociação e do produto tem que ser guardado”, alerta.

Sempre é bom testar

O coordenador do curso de Manutenção Automotiva do Senai, Pedro Henrique Garcia Lazzarotto, explica que, quando sai um lote da fábrica, um carro é vistoriado como referência. “Nesse lote pode passar algum com pro,blema”, diz.

De acordo com ele, a maior incidência é de falhas elétricas. Por isso, a orientação é prestar atenção nos testes de sinalização, iluminação, conforto e conveniência, como os equipamentos multimídia. “É importante também ler o manual do proprietário com bastante cautela”, orienta o professor.

Manuseio

O manuseio do carro até a entrega para o dono também pode causar problemas. “Na linha de montagem, no pátio ou na transportadora pode acontecer alguma coisa. É comum riscar, bater, amassar a lataria. Mas vão recuperar o carro antes da entrega”, completa o presidente do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa), Wilson Bill.

“Se o comprador for leigo e desconfiar de algum problema na lataria ou pintura, pode pedir para algum profissional acompanhá-lo. Vale a pena fazer um checkup”, diz.

Os dois destacam que, caso seja identificada alguma situação irregular, o proprietário deve acionar a garantia do veículo.

O primeiro defeito foi identificado nas caixas de som, compradas na loja.

É o seguinte!

É muito comum verificar problemas num carro zerinho. Muitos são“premiados” com problemas maiores, que comprometem
o desempenho. O percentual pode ser baixo, mas o importante é procurar seus direitos, afinal, o preço de um carro não é o mesmo de uma caneta.

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