Do tijolo às placas

Tecnologia usada em vários países para construção engatinha no Brasil

Quem sonha com a casa própria ganhou mais opções na hora de decidir como será feito seu lar. Novas tecnologias disponíveis, já aprovados no exterior, reduzem em até 50% o prazo de entrega das obras. Mesmo com muita desconfiança do consumidor, sistemas como “wood frame”, à base de madeira, e o “steel frame”, com a estrutura de aço, se tornam realidade na construção civil.

Para técnicos da área, os modelos que substituem tijolos por placas de madeira ou aço devem ganhar mais espaço nos próximos anos. “Desde 2010, diversos interessados em inovar a área e iniciar o processo de implantação de casas construídas com estrutura de madeira criaram a Comissão Casa Inteligente.

Impulso

O trabalho da Comissão visa a avançar na questões técnicas, políticas e culturais, para difundir os benefícios que este modelo trará”, explica o coordenador da comissão, Euclésio Finatti.

Para ele, após casas com painéis de madeira serem liberadas pelo Ministério das Cidades em 2013 para programas como o Minha Casa Minha Vida, o novo sistema tende a ser produzido em grande escala.

O custo ainda é muito próximo das casas de alvenaria, porém Euclésio acredita que tende a diminuir. “Com quase dois anos, já temos cerca de mil casas no estado. Agora, nosso esforço passa a ser normatizar os procedimentos deste tipo de construção”, afirma.

Para o diretor técnico da Cohab, João Carlos Vianna, a produção em larga escala ajudaria a combater a falta de moradias, que atinge principalmente famílias com renda de até três salários mínimos.

Quase nada de sujeira

Segundo o arquiteto membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Carlos Domingos Nigro, o sistema de placas possibilita racionalizar melhor o processo da construção. Carlos destaca que este sistema pode reduzir em até 95% os resíduos na construção.

“O volume de caliças caiu drasticamente em comparação ao de alvenaria. Mas é importante diferenciar que estas estruturas são à base de madeira, e não simplesmente ‘casas de madeira’. Quando prontas, as paredes têm isolamento térmico e acústico, diferente de casas de madeira, que são quentes no verão e extremamente frias no inverno. Também futuras reformas ficam mais fáceis”, compara.

Agilidade é a vantagem

Apesar da desconfiança ainda ser grande por parte dos clientes na hora de optar pela casa, seja em steel ou em wood Frame, o arquiteto Lucas Nieri revela que muitas pessoas que estão fazendo reforma o procuram pela agilidade. Foi a escolha do casal Eimar Martins e Ivonete Bittencourt. “No começo era contra fazer a reforma com aço, pois não conhecemos direito como será, quanto tempo resistirá a estrutura. Mas após ler a respeito decidi ver como seria e fiquei muito satisfeita, pois eles não sujaram quase nada e, em menos de dois meses, minha garagem já virou cozinha”, conta Ivonete.

Lucas: como montar carro.

Barreira cultural

O que é padrão há décadas na construção em muitos países, como Estados Unidos, Inglaterra e Portugal, no Brasil precisa enfrentar a barreira cultural. Desde que retornou do estado do Arizona (EUA), onde trabalhou 15 anos como arquiteto, Lucas Nieri trouxe a experiência na construção das casas americanas.

“Desde a década de 50, as casa,s americanas são exclusivamente a base de madeira ou aço. Apenas estruturas acima de quatro pavimentos são feitas de alvenaria”, conta. Para ele, outro ponto que explica a demora para essa tecnologia ser usada em larga escala é a instrução. “É como montar um carro. As peças já chegam prontas a partir do projeto e, na hora de montar a casa, não pode haver erros. No caso da alvenaria, o grande volume de obras é feito empiricamente. Um pedreiro ensina ao filho o serviço e muitas casas são erguidas”, argumenta.

Prazo de entrega é muito menor.

Falta formalizar tecnologia

Para ser considerado um sistema construtivo convencional, deve ser regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No caso dos painéis de aço e madeira, por ser novos no país eles precisam da regulamentação do Ministério das Cidades, pelo Documento de Avaliação Técnica (DATec).

“Antes da liberação, qualquer casa podia ser construída com essa tecnologia. Porém não poderia existir o financiamento. Hoje, até isso é possível. Mas quando houver um padrão que regulamente a maneira certa de proceder, com a adesão do sistema na ABNT, a confiança do mercado aumentará”, comenta o arquiteto Lucas Nieri.

Popular com tudo novo

Em março, foi inaugurado em Curitiba o primeiro condomínio residencial com casas feitas com os painéis de madeira. Para o primeiro empreendimento com esta tecnologia, a Moradias Nilo foi um sucesso. As 66 casas do residencial levaram seis meses para ficar prontas. Para quem vai financiar o imóvel não existe diferença alguma em relação às demais casas do programa, apenas a vantagem de o tempo estimado para conclusão chegar à metade, caso a mesma obra fosse feita com tijolos.

Outra novidade são os aquecedores solares da água do chuveiro, instalados no telhado de cada casa. São placas de vidro para captação de energia solar, acopladas a um reservatório de água, que se mantém aquecida por até dois dias sem sol. Para quem deseja obter o financiamento basta procurar a Caixa Econômica Federal e fazer uma simulação a partir dos valores do imóvel e da renda.

Voltar ao topo