Faça o teste!

Maioria dos brasileiros com Hepatite C não sabem que tem a doença

Um novo levantamento divulgado ontem mostra que 60% dos brasileiros com hepatite C estão sem diagnóstico da doença. A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Brasileira de Hepatologia e pela Sociedade Brasileira de Infectologia e realizada pelo instituto Datafolha. A divulgação ocorre no Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais.

Segundo a pesquisa, 36% das pessoas acreditam que a doença é transmitida no ato sexual – o que é considerado raro. O estudo mostrou ainda que 18% reconhecem que não sabem como a doença é contraída. Estima-se que sejam 2 milhões de pessoas infectadas no Brasil, sendo que menos de 5% delas recebem tratamento.

Atualmente, a hepatite C é considerada a principal causa de transplante de órgãos, com 65% dos casos, e de câncer de fígado, com 60% dos casos. Por ano, são 9 mil mortes causadas por doenças hepáticas, geralmente relacionadas à doença. Ao todo, o levantamento ouviu 2.125 pessoas de 120 municípios.

O Ministério da Saúde está convocando a população pra fazer o teste da hepatite C. Além de se vacinar contra as outras formas do vírus: as hepatites A e B. O teste pode ser feito nos postos da rede pública de saúde e é recomendado especialmente para pessoas com mais de 40 anos. De acordo com o Ministério, esta faixa etária é primordial porque nas décadas de 1980 e 1990 havia mais sexo desprotegido, uso de drogas injetáveis e menor controle nas transfusões de sangue e na hemodiálise.

Voltar ao topo