Pluft, nasceu! :D

Jovem acorda com dores e dá à luz sem saber que estava grávida

Uma situação inusitada deixou uma família sem dormir na madrugada desta quarta-feira (22), em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Com fortes dores, uma jovem de 21 anos acordou durante a noite e percebeu que algo inesperado havia acontecido. Ela estava grávida e não sabia.

O susto aconteceu depois que a moça acordou, sozinha, porque estava com muita dor na barriga. Sem entender, ela começou a reparar que as dores eram semelhantes às do parto.

Ela chegou a chamar o socorro e rapidamente o Siate, junto com o apoio do médico, os bombeiros chegaram até a casa, que fica na Travessa Ivatuva, no Guaraituba. Mas quando os socorristas chegaram, a moça já estava com a criança, uma menina, nas mãos.

Os socorristas terminaram os procedimentos do parto e prestaram todo o auxilio necessário à menina e a mãe. Logo depois chegaram os familiares da moça que ficaram sabendo do que havia acontecido. Por causa do frio de 10ºC que fez na madrugada, a criança foi aquecida em uma manta térmica e um cobertor.

As duas foram encaminhadas ao Hospital Maternidade Alto Maracanã. As duas passam bem. A moça que nem mesmo imaginava que estava grávida contou aos socorristas que já tem dois filhos.

“Difícil, mas não impossível”, define o médico. Foto: Aliocha Maurício/Arquivo.

Alerta

O que aconteceu com a moça em Colombo colocou em discussão ser ou não possível uma mulher estar grávida e não saber. Segundo Carlos Afonso Maestri, ginecologista e obstetra do Hospital Nossa Senhora das Graças, é difícil, mas não impossível. “Acontece mais vezes do que imaginamos”, diz.

O médico explica que existem casos em que as mulheres não percebem sequer que a menstruação está atrasada. Mas também existem outros, em que a mulher tem alguns episódios de sangramento e que acredita estar tudo bem. “É uma falsa menstruação. A mulher acredita que está tudo normal, mas na verdade está grávida e o sangue que sai é uma ameaça de abordo. Neste caso, precisa ficar muito atento”, explica.

Até o quinto mês de gestação é mais comum do que se imagina as mulheres não perceberem que estão grávidas. “Isso varia de mulher para mulher, mas quando chega ao quinto mês e quanto mais se aproxima do sétimo, elas reparam, principalmente porque o bebê começa a chutar e é impossível não sentir que algo diferente está acontecendo”.

Existem outros casos, mais raros, mas também possíveis, de negação. “A mulher não quer acreditar que está grávida. Ela acha que esta engordando por problemas endocrinológicos, acredita que a barriga se mexe por ser algum problema de digestão e entra em trabalho de parto”, conta.

Apesar de ser possível que a mulher não descubra que está grávida, por inúmeros motivos, chegar aos nove meses sem saber é muito difícil. “Mas não impossível. Já aconteceu caso em que o médico está em um serviço de emergência, a mulher chegar com dor, ele pergunta se ela está gravida e ela diz que não, mas na verdade estava, e a criança nasce”, conta.