Pedras de gelo

Chuva de granizo provoca estragos em São José dos Pinhais

Equipes da Defesa Civil do Paraná estão em campo na manhã desta segunda-feira (13) para distribuir lonas a moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A chuva de granizo da madrugada fez estragos em pelo menos 28 casas localizadas nos bairros Campina e Jardim Itália, afetando 112 pessoas.

Além da cidade da RMC, o granizo que caiu entre a noite de domingo (12) e a madrugada desta segunda prejudicou também Santo Antônio do Sudoeste, onde de 200 casas foram atingidas, afetando cerca de 800 pessoas, que ficaram desalojadas mas já retornaram às suas residências.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 8h30, o número de atingidos pelas chuvas no estado chegou a 5.338, com 1.115 casas danificadas, sendo que uma ficou destruída. O documento compila as ocorrências registradas entre a última sexta-feira (10) e a manhã desta segunda.

O número de desalojados (pessoas que tiveram que sair de suas casas – e ficar com parentes ou amigos) foi a 883, sendo que apenas 77 permanecem nessa condição. Já o número de desabrigados (pessoas que tiveram que sair de suas casas e não tinham para onde ir) permanece em nove.

Com a última atualização dos dados da Defesa Civil Estadual, a cidade paranaense mais atingida pelas chuvas passou a ser Londrina, no Norte do estado, com 2 mil prejudicados devido a chuvas intensas a partir de sexta-feira (10).

A segunda mais atingida é Santo Antônio do Sudoeste (800 pessoas), devido ao granizo desta noite de domingo. A terceira é Janiópolis, no Centro Ocidental, com 700 pessoas afetadas também por granizo.

A quarta é Rondon, no Noroeste, onde 408 pessoas foram afetadas por vendaval. E a quinta é Nova Londrina, no Noroeste, onde 336 pessoas foram afetadas por granizo. Os dados do órgão apontam ainda que duas pessoas ficaram feridas em Rondon, no Noroeste do Paraná, mas não especifica qual a gravidade.

Prejuízos em São José dos Pinhais

Moradores de dois bairros de São José dos Pinhais contabilizavam os prejuízos com a chuva de granizo na manhã desta segunda-feira. É o caso de Maria de Lurdes Montanarine, moradora do Jardim Itália. As telhas onduladas que cobriam a sua residência ficaram completamente “furadas” e terão que ser substituídas.

Já Ivanira Pedroso, também moradora do Jardim Itália, contou com a ajuda de duas amigas – Francisca Farias e Jussara Cavalheiro – para avaliar os danos e começar a recuperar a casa após a chuva. A residência de Ivanira teve que ser coberta com lonas enquanto as telhas para o conserto ainda não haviam chegado.