De braços cruzados

Greve do INSS fecha 73 escritórios do órgão em todo o PR

Os servidores das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (7), em todo o Paraná. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social e Ação Social do Paraná (Sindprevs), todas as 73 agência do órgão no estado estão fechadas. Um dos diretores do sindicato, Nelson Malinowski, estima que cerca de 90% dos 1,3 mil servidores que trabalham nas agências previdenciárias do Paraná aderiram a greve.“O começo da greve tem uma adesão muito forte”, afirma. A paralisação ocorre em apoio à greve nacional da categoria.

Malinowski afirma que todos os atendimentos que são agendados via telefone deverão ser reagendados. No entanto, segundo ele, isso não implicará em prejuízos à população. “Para a concessão do benefício irá valer a data do primeiro agendamento”, afirma. A única exceção serão as perícias médicas. “Nas agências em que há médicos, as perícias podem ser realizadas”, diz o diretor sindical.

foto: Aniele Nascimento.

Os principais pontos de reivindicação são aumento salarial e reposição de funcionários via concurso público. Há ainda a tentativa de incorporação de benefícios pagos como bônus aos salários. Os funcionários novos também exigem um plano de carreiras. O reajuste salarial linear reivindicado é de 27% e o sindicato pede ainda paridade, ou seja, que o valor aplicado aos funcionários da ativa seja também aplicado aos aposentados.

A assessoria de imprensa do INSS informou que irá se pronunciar sobre a greve ainda nesta terça-feira (7).