Combate ao aedes aegypti

Criança é o primeiro caso de dengue autóctone em Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmou, nesta terça-feira (09), um caso autóctone de dengue (ou seja, contraído na cidade onde a pessoa vive). Diagnosticado no dia 31 de março, as amostras coletadas do paciente apresentaram sorologia positiva para a dengue, confirmadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e também pelo Laboratório Adolfo Lutz, de São Paulo.

O paciente, uma criança residente no bairro São Braz, que desenvolveu os sintomas da doença – febre; dor de cabeça, no corpo e nos olhos; cansaço e hemograma alterado –, buscou atendimento médico em um hospital da capital, foi medicado, passou um dia internado e voltou às suas atividades cotidianas.

De acordo com o Serviço de Alerta Climático de Dengue do Laboratório de Climatologia da UFPR, no período da notificação da doença, Curitiba e região metropolitana apresentavam baixo risco para a proliferação do mosquito.

Os municípios paranaenses com maior incidência da doença foram São João do Caiuá, Loanda e Londrina. De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná tem 5.889 casos confirmados, sendo 5.417 autóctones e 472 importados.

Notificações

Pertencente ao Distrito Sanitário de Santa Felicidade, o São Braz é um dos bairros com reduzido número de focos do mosquito Aedes aegypti, assim como todo o distrito. No restante da cidade, no entanto, foram notificados 481 focos do mosquito e 159 casos confirmados de dengue, sendo que este foi o único caso autóctone. Os demais foram todos importados, ou seja, pessoas que viajaram para outras cidades e acabaram picadas pelo mosquito.

“Este ano, com a epidemia de dengue registrada nos estados vizinhos e em outras cidades do Paraná, a Secretaria Municipal da Saúde reforçou as ações de rotina para identificar os focos do mosquito. Além de realizar ações junto aos pontos estratégicos e que representavam risco potencial de proliferação do mosquito, teve o trabalho intensivo dos agentes de controle da dengue e também das agentes comunitárias de saúde, que foram capacitadas para monitorar as residências sempre que faziam alguma visita de rotina”, salienta o diretor do Centro de Saúde Ambiental, Luiz Armando Erthal.

Prevenção

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Juliana Martins, ressalta que as ações de prevenção ainda são a melhor forma de combate à doença, com a eliminação de depósitos com água parada que se transformam em possíveis criadouros do mosquito da dengue. Isso porque o Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes com água.

Pontos considerados estratégicos para a proliferação do mosquito da dengue em Curitiba são vistoriados rotineiramente pelos agentes de controle da dengue. A maioria dos focos foi encontrada em locais como borracharias, comércios de sucata e depósitos de transportadoras.

A Secretaria Municipal da Saúde realiza constantemente ações educativas para a conscientização da população sobre os cuidados para evitar a formação do criadouro do mosquito. Veja algumas dicas:

– Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

– Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

– Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

– Mantenha a caixa d’água bem tampada;

– Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

– Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

– A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.