Solução provisória

Greve do transporte coletivo de São José dos Pinhais é suspensa

Uma medida da Prefeitura de São José dos Pinhais evitou que a população da cidade ficasse a pé nesta terça (09). O município autorizou as empresas de transporte coletivo a aceitarem como pagamento apenas o cartão transporte ou colocarem cobradores provisórios nos ônibus que circulam pela cidade.

Com isso a greve dos motoristas e cobradores do transporte público foi suspensa. A paralisação estava prevista para esta terça. Uma assembleia marcada para as 04 da manhã de terça vai informar os motoristas e cobradores sobre a suspensão da paralisação.

Mas parece que o problema só foi adiado e ainda carece de uma solução definitiva. De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc), Anderson Teixeira, a solução da empresa e do município é paliativa já que não extingue totalmente a dupla função dos motoristas

O problema que acontece em São José também já foi vivido pelo sistema de transporte de Curitiba. Os funcionários da empresa Auto Viação São José reivindicam o cumprimento da lei que proíbe a dupla função, quando o motorista também exerce o papel de cobrador.

Esta empresa é responsável pelo transporte entre São José dos Pinhais e Curitiba, além de circular dentro da cidade, com aproximadamente 130 ônibus.

O Setransp – sindicato que representa as empresas do transporte público – garantiu ontem (07) por meio de nota que a operadora responsável pelo cartão transporte da cidade vai ampliar de oito para 20 os pontos de recarga nas próximas duas semanas.