Luta por moradia

Protesto do MST trava ruas da região central de Curitiba

Cerca de 800 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocupam, nesta quinta-feira (28), a Rua Doutor Faivre, no Centro, em frente à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ao todo 20 ônibus vindos de todo o Paraná bloqueiam, juntamente com os manifestantes, o trecho da rua entre a Avenida Sete de Setembro e a Avenida Visconde de Guarapuava.

Segundo João Flávio Borba, da coordenação do MST, os integrantes pedem plano de metas de assentamento. De acordo com ele, são 22 mil famílias assentadas no Paraná e outras 7 mil que estão em acampamentos em 71 áreas de ocupação. “Hoje exigimos do Incra o assentamento dessas famílias o mais rápido possível, visto que algumas delas já estão há 15 anos em acampamentos”, disse.

Além disso, Borba disse que os manifestantes pedem melhorias nas condições de infraestrutura dos locais de assentamento. “Muitos destes locais destinados às famílias tem problemas como falta de água e educação. Precisamos mudar isso o quanto antes”.

Tais itens serão discutidos em uma reunião com dirigentes do Incra, que acontece durante toda esta quinta-feira. “Temos uma comissão formada por 100 pessoas que tratará destes itens. Esperamos que algo seja feito pelas famílias”, afirmou Borba. Em coletiva de imprensa, ainda na manhã, os representantes do Incra se comprometeram em atentar a pauta de reinvindicações do MST. Mas tudo depende do desenrolar da reunião com os dirigentes.

Congestionamento

O movimento dos integrantes do MST causa congestionamento na região central de Curitiba, mas sem bloqueios no trânsito. A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) está no local para orientar os motoristas, mas a previsão é que as ruas sejam liberadas apenas no fim da tarde.