Dupla função

Motoristas e cobradores votam greve geral em SJP

Nova assembleia de funcionários da empresa Viação são José, às 5h da manhã desta quinta-feira (28), pode acabar em uma greve geral no transporte público da cidade.

A decisão será discutida na frente da empresa, que roda cerca de 130 ônibus na cidade, interliga o transporte coletivo com a capital e também realiza o transporte dentro do município, que tem 287 mil habitantes. Com a aprovação do prazo legal, a greve pode começar já a partir de domingo.

Os trabalhadores da empresa reivindicam o cumprimento da lei que acaba com a dupla função na cidade. Ela foi sancionada há mais de sete meses, em outubro de 2014, e entrou em vigor em fevereiro deste ano, quando venceu o prazo de 120 dias para adaptação dos veículos.

A Lei prevê advertência, multa e cassação da permissão da empresa que a descumprir. Apesar da Lei, motoristas da Viação São José continuam sendo obrigados a acumular também a função de cobrador.

O outro lado

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informa que, desde a aprovação da lei que proíbe a cobrança de passagem pelos motoristas em São José dos Pinhais, as operadoras do transporte público coletivo – Auto Viação São José e Viação Sanjotur – estão em contato permanente com a prefeitura e a Secretaria de Trânsito e Transporte para cumprir a determinação.

As operadoras alertaram o Poder Executivo de que no edital de concorrência constavam 30 ônibus sem o cobrador e o referido posto de cobrança e que, para a adequação desses veículos, haveria um custo a ser adicionado na tarifa da cidade, de pelo menos 4%, considerando que ainda está sob avaliação técnica a viabilidade de adaptação desses carros. Essa mesma situação ocorreu na cidade de Curitiba, onde, após dois anos, agora os micro-ônibus só aceitam cartão.