'Roleta russa' no asfalto

Motorista ao lado pode ser irresponsável, criminoso ou estar bêbado

Quantas vezes você já ouviu dizer que está cada dia mais perigoso andar no trânsito? E não é só por causa do congestionamento, estresse e outras complicações. Cada vez mais surgem provas que irresponsáveis, bêbados e até bandidos podem estar dirigindo na pista ao lado, na frente ou atrás.

Um desses acidentes cheios de surpresas e estranhezas aconteceu ontem, a poucos dias do fim do Maio Amarelo, que marca a conscientização pela segurança no trânsito. Um jovem, de 15 anos, morreu no quilômetro 10 da PR-418 (Contorno Norte), no Lamenha Grande, em Almirante Tamandaré. Enquanto ele agonizava na ambulância, seu motorista, um traficante conhecido da polícia, sumiu.

Feridos

O jovem estava no Peugeot 206 atingido por uma Hilux. Os socorristas do Siate, com apoio do médico, foram acionados e na chegada ao local prestaram socorro ao garoto. Emanuel Messias Padilha morreu dentro da ambulância, a caminho do Hospital Evangélico, em Curitiba. Leandro da Silva, 17 anos, que também estava no Peugeot, e Izandre Gomes da Rosa, 33, motorista da Hilux, também ficaram feridos e foram encaminhados ao mesmo hospital.

De acordo com a polícia, a Hilux atingiu a traseira e destruiu completamente o carro. A pancada foi tão violenta que os dois veículos foram parar fora da pista. O garoto estava no banco de trás do Peugeot e, por isso teve os ferimentos mais graves.

Motorista bandido

Enquanto os socorristas do Siate davam atendimento aos dois feridos, os policiais se atentavam a um elemento importante para as investigações do acidente: o motorista do Peugeot fugiu do local. Existe a suspeita de que ele estava fazendo um “racha” com outro veículo, quando foi atingido pela Hilux.
Horas depois, na delegacia de Almirante Tamandaré, os policiais descobriram que o Peugeot, com placas de Pinhais, era “piseira” (carro com mandado de busca e apreensão expedida por falta de pagamentos). O veículo tinha comunicação de transferência do dia 2 de dezembro de 2013. O IPVA não é pago desde 2010 e o Peugeot tem mais de R$ 5 mil em dívidas (multas, IPVA e licenciamento).

Ficha

Com base no inicio da apuração das informações, a Polícia Civil descobriu que o motorista do Peugeot, placa HSA-5428, é o traficante “Perninha”, que atua em Colombo e Almirante Tamandaré. De acordo com a polícia, ele tem quatro mandados de prisão e já cumpriu pena.

Siate faz demonstrações de primeiros socorros no MON. Foto: Daniel Castellano.

60 atendimentos por dia

O atendimento ao acidente que matou Emanuel Messias Padilha, 15 anos, na madrugada de ontem é apenas um dos cerca de 60 socorros que o Siate presta diariamente em Curitiba e região. Nos fins de semana, o número dobra. O dado foi divulgado ontem, pelo aniversário de 25 anos do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), comemorado hoje.

Exposição prática sobre primeiros socorros abriu a semana de comemorações, no Museu Oscar Niemeyer (MON). São cinco estações, com socorristas preparados para demonstrar a conduta a ser adotada para cada tipo de ocorrência. “Estamos fazendo simulações de reanimação cardíaca, desobstrução de vias aéreas, imobilização de fraturas e outros procedimentos que qualquer pessoa pode fazer em situação de emergência”, explicou a médica do Siate,, Mônica Parolin.

Dias críticos

Nos fins de semana, a demanda por atendimentos praticamente dobra. Dados dos bombeiros apontam que 65% são de vítimas de acidentes de trânsito, a maioria envolvendo motociclistas. Por conta disso, o evento no MON mantém dois estandes sobre segurança no trânsito. Há distribuição de materiais educativos, jogos interativos, apresentação de vídeos e bate-papo com profissionais do Detran-PR, Setran e do Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN).

É o seguinte!

Não basta se preocupar com mil e uma neuroses. Agora você tem que andar no trânsito como se estivesse num campo minado de loucos. Tem de bêbado a bandido, que podem pôr em risco sua vida ou da sua família. E olha que estamos falando de uma cidade que viu o número de mortos cair. Mas a impunidade, essa não cai.