Greve por justiça

Servidores do Judiciário cruzam os braços a partir desta terça

Os servidores do Judiciário do Paraná entraram em greve nesta terça-feira (26). A decisão foi tomada em uma assembleia realizada na noite desta segunda-feira (25), após 17 dias de espera por respostas às pautas enviadas ao Tribunal de Justiça (TJ-PR). Segundo o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus-PR), somente atendimentos de emergência serão realizados.

Em comunicado enviado à categoria, a entidade confirmou que somente uma reinvindicação foi discutida com o TJ-PR. “A única pauta atendida pelo Tribunal, durante o período, foi o compromisso de cumprir a Lei da Data Base e encaminhar à Assembleia Legislativa o projeto de lei que reajusta os salários dos servidores em 8,17%. Os demais 28 itens da pauta geral da categoria sequer foram mencionados pela administração”, diz o texto.

O lema da paralisação é “Nossa greve é por justiça”, pois, de acordo com o sindicato, a classe não está brigando por reajuste salarial e sim por melhores condições de trabalho. “Receber reajuste e encontrar conforto frente as precárias condições de trabalho. Essa tática é muito utilizada em negociações salariais: se oferece o rendimento por que se esquece do investimento.”