Contra a Dupla Função

Motorista de São José é preso durante protesto e colegas cruzam os braços

Motoristas e cobradores de Viação São José fizeram, na manhã desta terça-feira (26), um protesto contra a dupla função. Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores da Região Metropolitana de Curitiba (Sindimoc), a categoria exige o cumprimento da lei da Dupla Função.

“Já se passaram sete meses que a Lei é amplamente conhecida e três meses que a Lei está em vigor, mas até agora a empresa não fez nada. Age como marginal, à revelia da Legislação. Não podemos permitir que esse desrespeito continue”, afirma Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc.

Nos últimos meses, o Sindimoc alertou a empresa por várias vezes sobre a necessidade de cumprimento da Lei, mas sempre teve evasivas como resposta.

Foto: Sindimoc/Divulgação.

Preso

Um dos motoristas que participavam da manifestação acabou preso. Marcos Michelevski segurava uma faixa em frente dos ônibus que saíam do terminal, com dizeres contra a empresa. Como protesto, motoristas e cobradores da cidade prometem parar os trabalhos a partir do meio-dia. A nova mobilização deve se estender até a soltura do motorista.

O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, relatou que considera um absurdo o ocorrido. “Pensávamos que o direito à livre manifestação estava garantido no Brasil e no Paraná, mas parece que estamos regredindo no tempo. As empresas não cumprem a lei e é o trabalhador que vai preso”, afirma o presidente.

Aumento da passagem

Esse impasse entre trabalhadores e empresas pode acabar pesando no bolso do consumidor.  Atualmente, a passagem urbana da cidade custa R$ 3,50, mas pode ter que subir 4% – caso seja preciso contratar nos trabalhadores.

Segundo nota enviada à imprensa pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), a licitação do transporte coletivo de São José dos Pinhais possuía 30 ônibus sem o cobrador e o posto de cobrança.

“Nos últimos 15 dias, reuniões mais frequentes foram realizadas junto à secretaria para tratar do assunto, porém, devido à alta complexidade da questão, que pode até elevar o custo da tarifa municipal, medidas concretas ainda não foram tomadas”, afirma o texto.