Segura essa, governador!

Servidores da saúde e meio ambiente também protestam contra os ‘5%’

A greve geral dos funcionários públicos do Paraná, contra o reajuste salarial de 5% proposto pelo governo, ganha hoje o reforço dos servidores da Secretaria do Meio Ambiente. Amanhã, quem promete cruzar os braços são os servidores da Secretaria da Saúde. O movimento já ganhou a adesão dos agentes penitenciários, que pararam no último sábado e se juntaram aos professores e funcionários das escolas e universidades estaduais.

A principal reivindicação de todas as categorias é o reajuste salarial de 8,17%, correspondente à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses.

Como o governo tem batido o pé sobre o índice de 5%, as negociações estão empacadas e a tendência é que a adesão à greve geral aumente ainda mais. Os servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento têm assembleia marcada pras 17h de amanhã e também podem parar.

Apelo

Pra tentar convencer o governo a reabrir as negociações, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) oficializou na sexta-feira sua disposição em mediar a conciliação entre o governo e os servidores. O órgão informou que a medida foi tomada bom base no dever de “zelar pelo direito constitucional de ensino público regular e pela própria qualidade da educação”.

Hoje, uma comitiva de deputados federais será recebida pelo chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, pra discutir a greve dos servidores. A reunião foi articulada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB) e fazem parte da comitiva Luiz Carlos Hauly (PSDB), Ênio Verri e Toninho Wandscheer (PT) e João Arruda (PMDB), que é o coordenador da bancada federal do Paraná.