Compaixão

Mulher que trava batalha contra o câncer recebe mensagens de apoio

A promotora de eventos Leli Lourenço Córdova, 48 anos, acordou rodeada do carinho dos amigos, ontem. O Paraná Online mostrou a batalha ela que travou na Justiça, para conseguir pelo SUS medicamento que custa R$ 8.550 para tratamento de câncer. Ela contou que, já nas primeiras horas do dia, seu telefone começou a tocar, de pessoas que a viram na capa do jornal contando sua dificuldade. Em seu perfil no Facebook, diz a promotora, o compartilhamento da notícia já passava dos 100, no fim da tarde. Sem contar compartilhamentos de amigos e conhecidos de seus quatro filhos.

Apesar do carinho dos amigos, o que a ajuda a manter um sorriso no rosto, Leli ainda enfrenta o problema principal: o de conseguir o Tarceva (cloridrato de erlotinibe – 250 mg). Há 15 dias sem tomar o remédio, ontem ela ainda não tinha conseguido doações suficientes para cobrir o preço do medicamento. Mesmo assim, comprou na farmácia, com entrada e mais seis parcelas de mais de R$ 1 mil, pois já começou a sentir alguns incômodos da doença.

Processo

Leli entrou com um processo na Justiça contra o município, o Estado e a União, para conseguir o Tarceva, mas já perdeu quatro decisões liminares. A Secretaria Municipal de Saúde diz que o hospital deve fornecer o remédio e pedir reembolso ao Ministério da Saúde. Já a Secretaria Estadual de Saúde disse que, por enquanto, não irá se pronunciar porque não recebeu solicitação judicial sobre o processo. O Ministério da Saúde só deve falar
algo hoje.