Faltam duas

Zoológico recupera uma das ararajubas furtadas

Uma das três ararajubas furtadas do Zoológico Municipal de Curitiba foi recuperada neste domingo (3). Após contato de moradores da Vila Osternack, no Sítio Cercado, e do bairro Ganchinho que reportaram terem visto a ave, uma equipe do Departamento do Zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi deslocada para a região e conseguiu efetuar o resgate no início da tarde. Assim que retornaram ao Zoológico, os veterinários confirmaram, por meio da leitura do microchip implantado na ave, que se tratava de uma das ararajubas roubadas na madrugada do sábado (2).

Como a ave estava livre e sem sinais de maus-tratos, suspeita-se que os ladrões tenham-nas soltado, talvez por dificuldade de comercializá-las. As buscas continuam para as outras duas ararajubas — espécie em risco de extinção também chamada de arara-amarela, guaruba e papagaio-imperial — furtadas do zôo.

A Prefeitura de Curitiba informa que o comércio da espécie — caracterizada pela plumas em amarelo vibrante com pontas das asas verdes —  é controlado pelo Ibama e solicita à população que qualquer informação a respeito da localização das ararajubas, ou de tentativa de venda ilegal das aves, seja reportada imediatamente ao Departamento de Zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nos telefones (41) 3350-9940, (41) 3350-9632, (41) 3350-9920, (41) 3350-9932, (41) 3378-2376 ou (41) 3378-1221. As denúncias também podem ser feitas pela Central de Atendimento 156.

O furto das ararajubas foi constatado na manhã de sábado, quando os tratadores dos animais verificaram o arrombamento de duas telas de um viveiro de primatas, ao lado de onde ficam as aves. Das cinco ararajubas mantidas no zoológico, apenas duas foram encontradas no local. A segurança do Zoológico é feita pela Guarda Municipal, que mantém no local um módulo com atuação 24 horas por dia e rondas constantes pelo ambiente.

Voltar ao topo