Fuzilado

Corpo de paranaense morto na Indonésia é enterrado

O corpo de Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42 anos, foi velado e sepultado na tarde deste domingo (03), no Cemitério Parque Iguaçu, no Bigorrilho, em Curitiba. O caixão chegou por volta das 9h30, acompanhado de diversos familiares e amigos. Rodrigo foi executado na terça-feira (28) na prisão de Nusakambangan, na Indonésia. Ele estava preso desde 2004, quando foi barrado no aeroporto de Jacarta com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf e no ano seguinte recebeu a condenação à morte.

A família de Rodrigo alegava que ele tinha problemas mentais e por isso, teria sido induzido por traficantes internacionais. Os parentes tentaram conseguir a transferência dele para um hospital, mas não conseguiram que ele escapasse da execução. Além de Rodrigo, dois australianos, um indonésio e quatro nigerianos enfrentaram o pelotão de fuzilamento na terça-feira.

Uma prima de Rodrigo acompanhou a execução. Em seguida, o corpo foi levado para um hospital e depois foi trazido para Curitiba. A última conversa dele com a mãe e a irmã foi na segunda-feira (27), por telefone. No velório, ninguém quis dar entrevista.

Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, 53, foi fuzilado na Indonésia, também por tráfico de drogas. Ele meses antes de Rodrigo, tentando entrar no país com 13 quilos de cocaína escondidos em tubos de asa delta.