Mãos de ferro

Procurador do MP diz que há indícios de que “algum excesso houve”

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) abriu um procedimento investigatório para apurar eventuais excessos cometidos na manifestação desta quarta-feira (29), no Centro Cívico, quando mais de 200 pessoas ficaram feridas depois de um confronto com a Polícia Militar (PM). “O MP esteve lá e tentou negociar o fim do confronto”, disse o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público, Olympio de Sá Sotto Maior.

“É evidente que, pelo que até agora foi divulgado, há indícios que algum excesso houve”, disse o promotor Eliezer Gomes da Silva, um dos três promotores designados para apurar a situação. “Temos que reconhecer que, no mínimo, fugiu do padrão”, completou o promotor.

A investigação deve durar cerca de 30 dias. Até lá, os promotores de Curitiba e do interior vão ouvir os manifestantes e policiais que quiserem colaborar com as investigações. Até agora, cerca de 20 pessoas já foram ouvidas pelo MP. “O Ministério Público vai promover uma investigação imparcial”, disse o procurador geral Gilberto Giacoia.

O MP vai investigar também se havia black blocs infiltrados nas manifestações. Os promotores pedem que quem tiver vídeos e fotos do confronto compartilhe os arquivos com a equipe de investigação. O material pode ser enviado para o e-mail denuncias29deabril@mppr.mp.br.

Quem quiser prestar depoimentos também pode comparecer à sede do Ministério Público do Paraná em sua cidade.