Gás de pimenta!

Oito professores ficam feridos em confrontos com PMs na madrugada

A Polícia Militar (PM) entrou em confronto com os professores que estão acampados na frente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na madrugada desta terça-feira (28). Por volta da uma hora da manhã, um grupo de policiais chegou à Praça Nossa Senhora de Saletecom guinchos para rebocar dois caminhões de som usados pelos professores em sua comunicação.

Para impedir a retirada, os professores se sentaram no chão para impedir o avanço da PM e a retirada dos caminhões. De acordo com os relatos, os policiais teriam usado spray de pimenta nesse momento. De acordo com a APP-Sindicato, quatro professores registraram boletim de ocorrência em razão da agressão e, no total, oito ficaram feridos. Os policiais conseguiram guinchar os caminhões.

Às 6h horas da manhã, um outro caminhão de som providenciado pelos professores foi até o local. No entanto, o motorista e o passageiro foram ameaçados de prisão pelos policiais e acabaram desistindo de estacionar, conforme o APP-Sindicato.

“O caminhão de som é uma peça-chave para repassarmos informações e mensagens aos professores. Essa atitude truculenta mostra, mais uma vez, a posição antidemocrática do governo”, disse Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato.

Na manhã desta terça-feira (28), a orientação do sindicato aos professores que estão vindo de outras regiões do estado é que se concentrem na Praça 19 de Dezembro. Procurada, a PM não retornou ao pedido de esclarecimento do episódio.

Black blocs

O setor de inteligência da Polícia Militar do Paraná afirmou, por meio de nota à imprensa, que foi identificada a ação de black blocs para as manifestações nesta terça-feira no Centro Cívico. De acordo com a nota, a convocação aconteceu por meio do Facebook.

“Nas postagens, os professores, inclusive, tem orientado sobre as vestimentas para enfrentar os policiais: blusa e calça, por exemplo, para cobrir tatuagens evitando reconhecimento, além de lenço no rosto para não identificar os black blocs”, comenta a PM.

Confira o vídeo:

Mais arbitrariedade impossível. Polícia impede instalação de caminhão de som! Abuso de autoridade: manda prender motorista e operador.

Posted by APP-Sindicato on Terça, 28 de abril de 2015