Facilite a revista

GM terá efetivo permanente na Rua São Francisco

A Guarda Municipal de Curitiba iniciou na tarde desta segunda-feira (27), uma operação na Rua São Francisco. Agentes uniformizados e à paisana irão circular pela região, durante o dia e à noite. O número de envolvidos na operação não foi informado, e a ideia é que a ação seja constante, sem prazo determinado para acabar.

“Temos recebido muitas reclamações de moradores da região sobre falta de ordem no local. O objetivo é levar tranquilidade à região”, diz o inspetor Cubas, coordenador geral das ações da Guarda Municipal de Curitiba. “Há perturbação do sossego e uso de drogas deliberado”, completa. Na tarde desta segunda-feira, duas pessoas foram detidas por uso e tráfico de drogas.

Orientações

De acordo com o inspetor Cubas, as abordagens na rua passarão a ser frequentes. “A orientação é para que as pessoas acatem a ordem, se identifiquem e facilitem a revista. Queremos fazer um trabalho comunitário, no sentido de ajudar as pessoas. Não vamos chegar de repente, já vamos estar lá”, diz.

Incidentes

Incidentes recentes, como uma briga generalizada há cerca de um mês, fizeram a Rua São Francisco voltar à baila. Eventos programados para o local – como a intervenção ReverberAções Gilda Convida – tiveram de ser adiados ou cancelados. O motivo principal é a segurança.

“Houve pedidos de moradores para que bares fossem fechados e até para que a Praça [de Bolso do Ciclista] fosse fechada. Mas na verdade isso é um grande equívoco. Estamos no meio desse contexto complexo de forças e discursos”, diz a atriz e artista visual Helenize Dezgeniski, uma das organizadoras do espetáculo Gilda, previsto para acontecer no último sábado (25).