Centro

PF realiza reintegração de posse de prédio do DCE da UFPR

A Polícia Federal realizou na tarde deste sábado (18) a reintegração de posse do prédio onde fica o Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro de Curitiba. Cinco pessoas (estrangeiro e alguns moradores de rua) viviam no espaço. Além deles, alguns estudantes e participantes coletivos artísticos usavam o espaço, inclusive para dormir. Eles tiveram uma hora para tirar os pertences do local e deixar o prédio.

Por causa da operação, a rua Amintas de Barros está bloqueada na altura da Dr. Faivre. Agentes orientam o trânsito na região.

Dezenas de agentes da Polícia Federal, auxiliados por policiais militares, cercaram o espaço. Na primeira decisão judicial, segundo o advogado e representante do movimento dos estudantes, Lawrence Estivalet, a juíza responsável havia concedido um prazo de 24 horas para a desocupação. No entanto, a UFPR recorreu da primeira decisão e pediu a retomada imediata do local.

Houve uma assembleia rápida entre os integrantes dos coletivos e a maioria decidiu deixar o prédio pacificamente.

De acordo com o delegado que coordena a ação, Ivan Ziolkowski, a PF fará uma verificação do espaço no final da operação. É a própria universidade que fechará o prédio e decidirá como ele vai ser ocupado.

O estudante de Gestão Pública, Arthur Wistuba, que integra a nova gestão do DCE, ressaltou que o espaço é tradicionalmente ocupado pelo movimento estudantil para realização de atividades. De acordo com ele, em 2014, o grupo que assumiu o diretório não realizou um controle adequado da gestão do espaço. “Em 2015, assumimos e vimos que uma reforma é necessária. Espero que o movimento retome a organização das agendas.”

Também existe um acordo para a revitalização do espaço, que necessita de reformas na parte elétrica e hidráulica. Há, ainda, móveis danificados dentro do prédio, além de pichações.