Consulta pública

Curitibanos poderão sugerir destino e uso da grana em 2016

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016 começa hoje a ser discutida pela população de Curitiba. Ao todo, ocorrerão nove consultas públicas, uma em cada administração regional da cidade, nas quais os cidadãos poderão fazer sugestões sobre a destinação dos recursos previstos para o orçamento do ano que vem.

Os encontros ocorrerão entre os dias 6 e 27 de abril, sempre a partir das 16 horas.

De acordo com o modelo definido para as consultas, os cidadãos poderão participar encaminhando questões pessoalmente ou por meio das redes sociais (Twitter e Facebook), Central 156 e através do acesso ao sistema LOA/LDO disponível na página da Prefeitura, no endereço http://www.curitiba.pr.gov.br /participe. Neste endereço o cidadão também encontra as datas e locais das consultas. A primeira será hoje, em Santa Felicidade.

Além desses canais de comunicação, as pessoas também poderão enviar sugestões por meio das urnas que ficarão instaladas, de 6 a 27 de abril, em todas as nove administrações regionais de Curitiba. Para isso, deverá ser preenchido o formulário para o processo de consulta pública da LDO.

O formato das consultas será igual ao adotado no ano passado. O espaço vai ser organizado em grupos, divididos por assuntos afins – Saúde; Educação; Habitação; Ação Social; Cultura, Esporte, Lazer e Juventude; Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Gestão e Serviços; Estrutura da Cidade; e Mobilidade. As respostas aos cidadãos serão dadas pelos secretários e sua equipe, nos respectivos grupos.

As perguntas que eventualmente não forem respondidas na noite da consulta (caso a pessoa não esteja presente, ou ainda, caso o tempo da consulta esteja esgotado) terão respostas enviadas ao cidadão via e-mail, telefone ou correios.