Em Curitiba

Servidores municipais da saúde em greve nesta segunda-feira

Os servidores municipais de saúde de Curitiba entraram em greve nas primeiras horas desta segunda-feira. Pacientes de várias regiões da cidade já reclamam da falta de atendimento das unidades.

Quando foi definida a greve, ficou decidido que somente serviços de urgência e emergência seriam mantidos ao público.

Os funcionários públicos da saúde reclamam que a prefeitura não pagou ajustes do piso salarial, vencimentos retroativos e gratificações.

Funcionários públicos da saúde reclamam que a prefeitura não pagou ajustes do piso salarial, vencimentos retroativos e gratificações. (Foto: Colaboração/Antonio Carlos)

A coordenadora geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), Ana Paula Cozzolino, explica que, com a greve, 30% do atendimento será mantido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com foco na urgência e emergência. As unidades básicas de saúde deverão ficar fechadas, segundo a coordenadora.

São 7,5 mil servidores de saúde, desde a área de enfermagem até a medicina. Segundo Ana Paula, a prefeitura descumpriu acordos para pagamentos aos funcionários. A categoria ainda reclama que parte das horas extras ainda não foi paga.

São 7,5 mil servidores de saúde, desde a área de enfermagem até a medicina. (Foto: Colaboração/Antonio Carlos)

O outro lado

Em nota, a prefeitura de Curitiba informou que fará até o dia 17 de abril deste ano o pagamento de reajustes do vencimento básico da categoria referente aos meses de dezembro de 2014 e janeiro e fevereiro de 2015. O montante, de acordo com a nota, é de R$ 5 milhões. Segundo a nota, o poder público municipal continua negociando para que seja finalizada a implantação do novo plano de gratificações para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A assessoria de imprensa da prefeitura informa ainda que há um plano de contingência para garantir um mínimo de funcionários em todas as unidades de saúde.

**Tem notícia perto de você também? Mande para a gente pelo WhatsApp do Paraná Online. Adicione o número 9953-1318.

O Paraná Online está também no seu celular, basta adicionou o número e entrar em contato.