Pesadelo Verde

Envolvidos em suposto golpe imobiliário em liberdade

Das sete pessoas relacionadas ao Grupo Pedra, que foram presas na semana passada por um suspoto golpe imobiliário, três ganharam a liberdade ontem: Roberto Manoel Correa Neto; Leandro Mengardo Gomes, e Alcione Maria Novelle de Paula. Já os outros detidos tiveram a prisão temporária convertiva em preventiva e permanecem na cadeia: Sílvio Barboza de Melo, Ana Lucia Melo, Djammes Kunrath e Marco Antônio de Paula. Permanece foragido Edmar Anderson Lanes.

A incorporadora vendia terrenos em supostos condomínios, na região rural ao redor de Curitiba. No entanto, por conta dos impedimentos legais em se construir condomínios em áreas rurais e de preservação ambiental, os terrenos nunca poderiam ser regularizados junto aos órgãos públicos. Por isto, nunca seriam de propriedade dos compradores. Além disto, a polícia também verificou fraude em questões ambientais e de consumidor, aplicados pelo grupo. Estima-me que o golpe chegue a R$ 20 milhões.

Nos dias seguintes à prisão dos suspeitos, a Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, responsável pelas investigações, registrou mais de 150 boletins de ocorrência com novas vítimas. O delegado Wallace Brito deve finalizar hoje o inquérito e encaminhá-lo ao Ministério Público.