Atenção

Litoral do Paraná fica em alerta por conta de ciclone

O ciclone subtropical que deve atingir o Litoral Sul brasileiro a partir desta segunda-feira (9) deverá causar agitação do mar. O Instituto Tecnológico Simepar, do Governo do Estado, alerta pescadores, surfistas e banhistas para que fiquem atentos aos efeitos do fenômeno. A agitação do mar deve ocorrer principalmente terça e quarta-feira (10 e 11).

De acordo com o Simepar, embora as consequências para o Paraná não devam ser intensas, existe a previsão de agitação marítima, ventos e tempestades na região litorânea, com baixo risco de ressaca.

“Como o fenômeno trará muita umidade, chuvas constantes, pode também haver risco de transbordamento de alguns rios do Litoral e de deslizamentos na Serra do Mar, inclusive nas rodovias que levam às praias”, afirma o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib.

O meteorologista explica que como o ciclone se desloca do Litoral paulista para o Sul do País, os estados que podem ser mais atingidos são Santa Catarina e Rio Grande do Sul, correndo o risco de ressacas nas praias.

De acordo com Kneib, o fenômeno está associado à grande quantidade de umidade aliada às altas temperaturas, o que é típico da estação. “Como as águas do Oceano estão mais quentes e o ar úmido, os ventos acabam girando numa mesma região e há um acúmulo de massa, o que ajuda a alimentar o fenômeno”, explica.

PREVENÇÃO – A Defesa Civil do Paraná alerta a população para risco de vendaval e deslizamento de terra no Litoral. “Como o ciclone está longe da costa, não haverá grandes danos. Mas, mesmo assim, é importante estarmos atentos e preparados”, disse o tenente Marcos Vidal da Defesa Civil do Paraná.

Para isso, de acordo com Marcos Vidal, a Defesa Civil já entrou em contato com os municípios para elaborar um planejamento preventivo. “Se precisar dar algum atendimento especial estaremos preparados”, disse. O tenente alerta os pescadores para tomar cuidado com pequenas embarcações. De acordo com ele, o mar deve ficar muito turbulento o que exigerá atenção redobrada.

OUTRAS REGIÕES – O ciclone deve trazer chuvas e tempo encoberto na faixa leste do Paraná, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba. Nas demais regiões, a predominância é de calor e chuvas no final da tarde durante a semana.