Proposta recusada

Motoristas e cobradores rejeitam proposta, mas descartam greve

Os motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana decidiram rejeitar a proposta de reajuste salarial feita pelas empresas. A decisão saiu após três assembleias realizadas ontem, na Praça Rui Barbosa. Segundo a proposta, entregue na semana passada, os salários da categoria seriam aumentados em 7,13%. O índice equivale à inflação acumulada entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015.

O presidente do Sindicato de Motoristas e Cobradores de ânibus (Sindimoc), Anderson Teixeira, descartou uma nova greve no transporte coletivo. Segundo ele, o momento é de negociação entre as partes. “É imaturo falar em greve no momento, estamos apenas na primeira rodada de negociação”, afirmou.

A negociação entre as 23 empresas do sistema com o sindicato está sendo intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Na semana passada, o presidente do Sindimoc já havia afirmado que a categoria lutaria por, pelo menos, 14,26% de reajuste.

Segundo o Sindimoc, a proposta patronal chegou com atraso, já que deveria ter sido elaborada no mês de fevereiro. Mas isso não teria ocorrido porque as audiências no TRT estavam focadas na discussão do pagamento em dia dos salários.

A categoria irá levar a rejeição da proposta à audiência marcada para hoje, e aguardar uma contraproposta do sindicato patronal. O novo encontro está agendado para as 14h na sede do TRT-PR.