Conta de luz explode!

Reajuste de 36,8% na luz já está valendo e alta de julho pode vir turbinada

A tarifa média da Copel sobe 36,8% a partir de hoje. O reajuste extraordinário é o quarto mais alto dentre as 58 distribuidoras de energia que terão sua tarifa elevada. Na média nacional, o efeito percebido pelos consumidores, ponderado pela receita das distribuidoras, será de 23,4%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a Copel, a conta de luz das residências vai subir 31,8%. Para o setor industrial, o aumento médio será de 38,9%. Normalmente, cada concessionária tem direito a um reajuste por ano – o da Copel ocorre no dia 24 de junho. No entanto, existia o temor de quebra de várias empresas caso elas tivessem de suportar muito mais tempo sem repassar ao consumidor o aumento de custos que sofreram de 2014 para cá.

O diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Santo Daleffe, confirmou que empresa vai aplicar na íntegra o aumento autorizado pela Aneel. Em meados do ano passado, quando a Aneel autorizou a companhia a reajustar sua tarifa em 35%, o governador Beto Richa determinou que ela aplicasse um aumento menor, de 25%. A diferença poderá ser repassada ao consumidor no próximo reajuste anual, em junho.

O governo estadual, principal acionista da Copel, informou via assessoria que não vai comentar o assunto, uma vez que o reajuste “foi definido pelo governo federal”.