Caixa Econômica Federal

Bancários realizam protesto contra privatização

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), federações, sindicatos e Fenae promovem nesta sexta-feira (27), o Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa Econômica Federal 100% pública.

O ato envolve manifestações com discursos contra a proposta de abertura de capital da Caixa à iniciativa privada, atos e até retardamento na abertura de unidades. O objetivo é barrar qualquer tentativa de abertura de capital do banco.

Os empregados realizam, também, protestos nas agências e fazem postagens de fotos nas redes sociais segurando o cartaz com a frase “Eu defendo a Caixa 100% pública”. Segundo a Milhares de cópias desse cartaz já chegaram às unidades.

Em Curitiba, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realizou ato no Centro Administrativo Sede I da Caixa, localizado na Praça Carlos Gomes. Desde as 10h30, dirigentes sindicais, funcionários e representantes dos movimentos sociais se reuniram no local, com a intenção de expor a importância de a empresa continuar como um banco público. Por volta das 12h, os presentes deram um “abraço coletivo” na Caixa.

“Pode a vaca tossir, o boi voar, o cachorro miar, o gato latir e o jacaré dançar balé que continuaremos mobilizados para não permitir nenhum tipo de retrocesso”, destaca o presidente da Contraf-CUT.

Assembleia

A Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores do Sistema Financeiro de Curitiba e região (Coopcrefi) realizará uma assembleia geral ordinária, com todos os seus 825 associados, a partir das 17h desta sexta-feira (27), no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários.

Compõem a pauta:

– Prestação de constas do Conselho de Administração, compreendendo o relatório de gestão, balanço do exercício, demonstrativo de contas e pareceres do Conselho Fiscal e da Auditoria Externa das Constas, do exercício findo em 31 de dezembro de 2014.

– Destino da sobras apuradas no exercício findo em 31 de dezembro de 2014, deduzidas as parcelas para os Fundos Estatutário e de Reserva.

– Eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal, com mandato de 2015 a 2018.

– Outros assuntos pertinentes.

Redes sociais

Ao longo de todo o dia, funcionários da Caixa se mantêm realizando debates sobre a importância do banco público em suas agências e unidades. Os trabalhadores fazem fotos com cartazes de “Eu defendo a Caixa 100% pública”, para que sejam postadas nas redes sociais com a hashtag #acaixaédopovo.

Com informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e da Associação dos Bancários de Curitiba.