Grande Ato dos professores

Manifestação causa paralisação de linhas de ônibus no Centro

A insatisfação dos professores e servidores da rede estadual de ensino mobilizou milhares de manifestantes pelas ruas de Curitiba na manhã desta quarta-feira (25). Com o grande volume de pessoas, algumas vias acabaram tendo o trânsito interditado, causando o atraso – e, em alguns casos, a paralisação – dos ônibus que fazem parte das linhas do transporte público da capital.

Segudo a Urbanização de Curitiba (Urbs), o seu Centro de Controle Operacional (CCO) está acompanhando em tempo real a movimentação do Grande Ato dos professores pelo centro de Curitiba, a fim de reorganizar os itinerários das linhas de ônibus e orientar os usuários do transporte público sobre as mudanças realizadas.

Mudanças de itinerário das linhas estão sendo feitas de forma dinâmica, conforme a manifestação avança. O Centro Cívico é o ponto mais crítico, já que os professores caminham em direção à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e ao Palácio das Araucárias. Com isso, fiscais foram encaminhados aos principais pontos de interdição da cidade e às estações-tubo mais prejudicadas, com a finalidade de informar e orientar os passageiros.

Reencaminhamento de passageiros a outras estações-tubo sem a necessidade de novo pagamento de passagem está descartada pela Urbs e a orientação é a de que os usuários aguardem as linhas do lado de fora dos tubos até que os ônibus se aproximem.

No caso de Patrícia Scholze, que aguardava a linha Boqueirão/Centro Cívico na estação-tubo em frente à Prefeitura, essa espera durou cerca de 1h. “Os fiscais da Urbs nos encaminharam para a lateral da Prefeitura. Mais 20 minutos de espera e nada do ônibus. Em seguida, fecharam completamente a rua, nos informando que os ônibus só voltariam a circular por ali por volta das 13h”, contou. Cansada de tanto aguardar, Patrícia decidiu se deslocar até outro ponto, a cerca de 2 km de onde estava. “Eu resolvi andar até a Praça Carlos Gomes, mas muitos idosos que lá estavam não conseguiriam fazer isso e também não tinham como voltar para casa”, desabafou.

A Urbs informa que todas as mudanças e adaptações de trajeto das linhas do transporte público podem ser acompanhadas por meio do Boletim de Trânsito, no site da empresa.