Desintegração

Passagem de Araucária para Curitiba custará R$ 5,80

A população de Araucária está revoltada com as mudanças na Rede Integrada de Transporte (RIT) anunciadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). A partir da próxima quinta-feira, quem pegar um ônibus urbano no município vizinho terá que gastar R$ 5,80 para ir até a capital. R$ 2,50 a mais do que é gasto hoje. Com ida e volta, este usuário irá gastar R$ 11,60.

Hoje, para vir até Curitiba, os moradores de Araucária podem pegar um ônibus alimentador nos bairros, ao preço de R$ 3,30, descer em um terminal e pegar outro ônibus até o centro ou outros bairros da capital, sem pagar uma nova passagem. A partir de quinta-feira, a tarifa dos ônibus urbanos de Araucária cai para R$ 2,50, mas será necessário pagar uma nova passagem de R$ 3,30 para trocar de veículo nos terminais. A cobrança extra será feita em novas catracas que estão sendo instaladas dentro dos terminais.

A mudança é uma consequência de ajustes implantados pela Comec – órgão do governo do estado responsável pelo transporte intermunicipal na RMC – após o fim do convênio com a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). Esta é a primeira mudança na RIT que afeta o bolso do usuário. Até então, as mudanças em linhas se limitavam a obrigar o passageiro metropolitano a fazer mais integrações para chegar ao Centro de Curitiba.

Mesmo impondo um gasto 75% maior ao usuário, a Comec ainda tentou apresentar a mudança como um benefício à população. “As linhas locais não serão mais realizadas com alimentadores da RIT, mas com redes locais. Haverá uma mudança de sistema para beneficiar a mobilidade interna e para estruturar melhor o sistema urbano”, disse Akel, que também ressaltou a redução da tarifa das linhas urbanas de Araucária para R$ 2,50.

Apesar do discurso, o fato é que a integração com o ligeirinho Curitiba/Capão Raso, que substitui a linha Curitiba/Araucária deste o último sábado, não será mais gratuita. Além do ligeirinho, outras três possibilidades de integração de Araucária com Curitiba serão criadas: uma até a Alameda Doutor Muricy; outra até Pinheirinho; e uma terceira que ligará o município vizinho à Cidade Industrial. Todas elas, porém, não terão integração gratuita com a rede local.