Desrespeito total ao servidor

Indignados com ‘pacotão’, servidores prometem parar o Estado

O pacote de austeridade anunciado pelo governador Beto Richa (PSDB) pode desencadear uma greve geral de servidores públicos estaduais. O Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES), que reúne 14 sindicatos, orientou os filiados a cruzar os braços na semana que vem, por tempo indeterminado. A greve ainda precisa ser aprovada pelos trabalhadores de cada sindicato.

Diversas categorias estão com assembleias marcadas para os próximos dias. Servidores da educação devem se reunir em Guarapuava no próximo sábado, e, nos bastidores, a paralisação já é dada como certa. Além disso, servidores da saúde, de universidades estaduais, agentes penitenciários e educadores sociais também estão com assembleias marcadas para debater o assunto. O FES deve promover, também, uma Assembleia geral de servidores na próxima terça-feira, na frente do Palácio Iguaçu.

“O governador está chamando a greve, está querendo a greve. Isso é uma provocação”, comentou Elaine Rodella, uma das coordenadoras do FES e do Sindicato dos Servidores Estaduais de Saúde (SindSaúde). Para ela, Richa penaliza os servidores por erros administrativos que ele próprio cometeu ao longo dos últimos quatro anos. A categoria deve se reunir amanhã, também em Guarapuava.

Já Antony Johnson, do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), considera que a greve será inevitável, caso o pacote entre em votação. “A greve com certeza vai ser aprovada pelos sindicatos, a não ser que o projeto seja retirado de pauta”, afirma. A categoria se reúne às 8h30 da próxima terça, em frente ao Palácio Iguaçu.
Para Elaine, as mudanças propostas pelo governo do estado não só mexem em direitos adquiridos pelos servidores como também podem encorajar a aposentadoria precoce de funcionários e estimular uma onda de exonerações, o que pode reduzir o quadro de servidores.

Magistério

Entre os professores, a paralisação já é dada como certa. Antes do anúncio do pacote, a categoria já tinha assembleia marcada para o próximo sábado para debater a greve. A motivação principal seria o não pagamento da rescisão de 29 mil contratos de professores temporários e do terço de férias. O pacote de austeridade foi a “gota d’água” para a categoria.

Segundo Marlei Fernandes, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Paraná (APP-Sindicato), o clima entre os professores, que já estava tenso, piorou ainda mais após o anúncio das novas medidas a insatisfação seria “generalizada”. “O governador está promovendo um desmanche geral da categoria do magistério. O que ele está fazendo com a nossa categoria é humilhante”, afirma.

Clique na imagem para ver em tamanho maior.