300 pessoas

Grupo protesta contra o reajuste da passagem de ônibus

Um grupo de manifestantes se reuniu no começo da noite desta quinta-feira (5) na Boca Maldita para protestar novamente contra o novo valor da passagem de ônibus, que começa a vigorar nesta sexta-feira (6), e pedir o congelamento da tarifa em R$ 2,85. Líderes dos manifestantes afirmam que pesquisas revelam que preço correto seria de R$ 2,25.

Os manifestantes, que começaram com 200 pessoas e, em alguns momentos, estavam em mais de 500, seguiram por principais vias do centro de Curitiba. A Avenida Marechal Floriano Peixoto, no cruzamento com a Rua Marechal Deodoro, chegou a ser bloqueada por cerca de 30 minutos. Enquanto mantinham o bloqueio das marechais, o grupo queimou outro boneco do prefeito Gustavo Fruet.

Catraca livre

Manifestantes liberaram catraca da Estação Central. Foto: Lucas Sarzi.

Catraca livre

Antes que decidissem caminhar até a prefeitura de Curitiba, os manifestantes passaram pela Estação Central, na Rua Presidente Faria. Lá liberaram a catraca da estação-tubo, com argumento de que “se prefeitura e o governo estadual não liberam as catracas, o povo tem o direito de liberar”. Alguns passageiros não acataram a “ordem” e os manifestantes colocaram cones na frente às catracas para que usuários do transporte usassem a porta ao lado, sem pagar.

Enquanto caminhavam até o prédio da Prefeitura, pela Avenida Cândido de Abreu, os alguns manifestantes mascarados que estavam entre o grupo tentaram cumprir as promessas que eram feitas por usuários das redes sociais que era de quebrar tudo. Alguns dos mascarados picharam um tubo e, novamente, liberaram catracas. Eles foram impedidos, pelos organizadores, de quebrar os tubos.
 
Os manifestantes bloquearam, por fim, a Avenida Cândido de Abreu, no cruzamento com a Rua Lysimaco Ferreira da Costa, já em frente ao prédio da prefeitura de Curitiba. Guardas Municipais e Polícia Militar acompanharam o protesto e impediram que o grupo chegasse até a calçada da Prefeitura. Os manifestantes prometeram novo ato de protesto para a próxima terça-feira (10).

Foto: Lineu Filho.
Foto: Lucas Sarzi.
Eles concentraram na Boca Maldita e podem ter como ‘alvo’ a prefeitura. Foto: Lineu Filho.