Sem data

Anúncio da nova tarifa de ônibus de Curitiba não será nesta sexta-feira

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba informou que o anúncio da nova tarifa de ônibus da capital não será realizado nesta sexta-feira (28), porque não houve avanço nas negociações com o governo do estado. Em entrevista coletiva para falar sobre a greve de motoristas e cobradores, na última quarta-feira (28), Gustavo Fruet (PDT) havia dito que o anúncio do novo valor da passagem de ônibus seria feito nesta sexta ou, no mais tardar, até terça-feira (3). Não há uma data definida para a divulgação do novo valor.

Caso o reajuste do valor cobrado do usuário seja anunciado até terça, ele ocorrerá antes da negociação para o reajuste salarial de motoristas e cobradores. O custo com pessoal é o item com maior peso na composição da tarifa técnica do sistema de ônibus da capital.

Na entrevista da última quarta, o prefeito de Curitiba deixou claro que a tarifa valeria para ônibus urbanos de Curitiba, destacando que a definição da tarifa das linhas metropolitanas dependeria de negociações com o governo do estado, por intermédio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

O anúncio de Fruet foi dado em meio a indefinição sobre como ficará a operacionalização do sistema da Rede Integrada de Transporte (RIT), visto o convênio com o governo do estado para que a Urbs administrasse o sistema da capital e 13 municípios da região metropolitana venceu em 31 de dezembro de 2014 e não foi renovado. Com isso, o subsídio de R$ 7,5 milhões por mês, pagos pela administração estadual, também não está mais sendo pago.

“Vamos até o fim pela tarifa única. Mas isso tem um custo de R$ 80 milhões e a prefeitura não pode assumir”, disse o prefeito de Curitiba na coletiva de quarta-feira, colocando em dúvida a manutenção de um preço único para todos os usuários da RIT.