Transporte coletivo

Empresas confirmam repasse do Richa para pagamento de motoristas e cobradores

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) confirmou no final da manhã desta quinta-feira (29) que o governo do estado fez o repasse para a quitação do adiantamento salário dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba.

Já o sindicato dos trabalhadores (Sindimoc) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que um haverá um balanço às 17h nesta quinta para averiguar se todas as empresas repassaram o dinheiro em débito para os funcionários.

A partir deste levantamento, o Sindimoc deverá definir o que acontecerá adiante. A assessoria confirmou que, caso os valores não tenham sido depositados, existe a possibilidade de retomada da paralisação com 100% das empresas, inclusive as que estão em dia com o pagamento.

Barrados

Sem chave, o jeito foi fazer ligação direta.

Foto: Aliocha Maurício

Cerca de 80% dos ônibus voltaram a circular em Curitiba e região na manhã desta quinta-feira (29), porém, alguns coletivos foram barrados a força por manifestantes. Em Colombo, por volta das 8h30, quatro ônibus tiveram a passagem bloqueada e os pneus foram murchados.

Pouco antes das 9h, no Cajuru, um coletivo da linha Vila Reno foi parado por grevistas na Rua Engenheiro Benedito Mario da Silva. Os pneus foram esvaziados e a chave foi roubada. O mesmo aconteceu com um coletivo da linha Vicente de Carvalho/Capão da Imbuia, ao ser parado em um ponto de ônibus na Rua Luiz França.

Outros dois coletivos tiveram o mesmo destino na Rua Natal. Funcionários da empresa responsável pelos ônibus tiveram que fazer ligação direta para recolher os veículos das ruas.

No Fazendinha, um biarticulado também teve a passagem barrada quando passava pela Rua Waldemar Pedroso, por volta das 10h. Os passageiros foram obrigados a descer e o coletivo teve os pneus murchados.

Com informações do repórter Jadson André

Passageiros foram obrigados a descer e pneus foram esvaziados. Foto: Aliocha Maurício