Voltando ao normal

Transporte coletivo de Curitiba está operando com 75,3% da frota

A circulação de ônibus do transporte coletivo de Curitiba está sendo feita, de acordo com registro do Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, às 18h desta quarta-feira (28), com 75,3% da frota. Ao longo do dia, a operação oscilou entre 80% e 92% da frota, de acordo com os horários de maior ou menor demanda.

De acordo com decisão do desembargador Luiz Eduardo Gunther, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em audiência conciliatória na tarde desta terça-feira (27), o serviço deveria ser prestado desde a tarde de ontem com 80% da frota. Esse porcentual foi atingido apenas na manhã desta quarta. Até as 22 horas de terça circulavam 153 carros, ou 14,75% da frota para este horário, que seria de 1037 ônibus.

Pela manhã, o CCO registrou problemas de circulação de linhas no terminal do Barreirinha, onde ônibus alimentadores de Almirante Tamandaré não estavam circulando, e no Campo Comprido, onde não estavam circulando ônibus vindos de Campo Largo. Houve dificuldades nos terminais Santa Cândida e Caiuá. A operação começou a normalizar a partir do meio da manhã.

Os carros cadastrados para o transporte alternativo, que operaram nesta segunda (26) e terça-feira (27), não podem mais transportar passageiros, assim como circular nas canaletas ou cobrar valores.

TRT
A audiência conciliatória no TRT, na tarde de terça-feira, teve a presença de representantes dos sindicatos dos motoristas e cobradores (Sindimoc), das empresas de transporte coletivo (Setransp), Urbs e Comec.

Com a garantia pelo governo do Estado de depósito de R$ 5 milhões até quinta-feira (29), recurso que irá para o pagamento da quinzena salarial dos trabalhadores, foi possível o acordo. A frota volta a rodar em 100% quando o dinheiro for depositado. O governo do Estado deve, no total, R$ 16,5 milhões para a Rede Integrada de Transporte, referente à operação das linhas metropolitanas.

Confira as principais linhas da cidade que estão funcionando