Lição de solidariedade

Casal que teve casa atingida por árvore recebe grande ajuda

A árvore que caiu em uma casa na Rua Prosdócimo Lago, Taboão, em Curitiba, durante a forte chuva da semana passada, mostrou que muitas pessoas são solidárias ao ver a necessidade do próximo. Dias depois do desastre, familiares contaram que o casal, que perdeu tudo com o acidente, recebeu ajuda de muita gente.

No dia da tempestade, Eliane Pereira de Abreu, 54 anos, e Carlos Alberto de Abreu, 48, assistiam à TV na sala e ficaram presos nos galhos que invadiram a residência. Os dois, por muito pouco, não foram atingidos pelos galhos que caíram e destruíram a casa toda. A mulher chegou a desmaiar e precisou ser atendida pelo Samu, Carlos teve apenas alguns arranhões, mas a casa dos dois foi partida ao meio.

Depois que a notícia do acidente que, por pouco, não acabou em tragédia foi contada na Tribuna e em outros veículos de comunicação, a família recebeu apoio. Segundo um vizinho, muita gente que soube do acidente se solidarizou e foi, espontaneamente, até a casa do casal e os ajudou com comida, móveis e até mesmo roupas. “Graças a Deus, porque eles vão precisar de muita força para recomeçar do zero”.

Eucaliptos

Os vizinhos do casal estavam revoltados, pois no local existiam muitos outros eucaliptos que poderiam cair. Moradores contaram que já tinham tentado de tudo: abaixo-assinado, falar com a prefeitura e apelar ao dono do terreno, mas nada teria adiantado. Depois que a notícia circulou, as coisas começaram a mudar.

Um dia depois da destruição, parte dos eucaliptos foi cortada. “Chegaram em, mais ou menos, cinco pessoas com um trator e equipamentos”, disse Luiz Felipe Correia Veiga, 36 anos, vizinho do casal. Os homens cortaram parte das mais de 15 árvores. “Foram embora e não voltaram mais, mas pelo menos vieram. Esperamos que voltem para retirar o restante das árvores que continuam ao redor dos nossos jardins, ameaçando nossas casas”.