'Greve dos ônibus'

Justiça determina a volta de 80% da frota de ônibus

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná determinou, após audiência realizada nesta terça-feira (27), que 80% da frota dos ônibus voltem a circular imediatamente em Curitiba e Região Metropolitana.

Motoristas e cobradores estão em greve desde a última segunda-feira por conta de atraso do pagamento do vale – adiantamento quinzenal.

A determinação ocorreu após reunião entre o sindicato das empresas de ônibus, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o sindicato dos trabalhadores e a Urbs.

A Comec alega que não tem recebido o dinheiro das passagens desde janeiro. A Urbs cobra o governo do Paraná, por não ter repassado um subsídio para manter a frota dos ônibus da Região Metropolitana, que atendem Curitiba.

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba se comprometeu a pagar R$ 5 milhões até esta quinta-feira (29). Com isso, as empresas responsáveis deverão quitar os salários dos trabalhadores a partir desta data.

O Sindicato dos Motoristas se comprometeu a colocar toda a frota de ônibus nas ruas quando o dinheiro cair na conta dos motoristas e cobradores.