'Greve dos ônibus'

Justiça determina que 70% dos ônibus devem rodar nesta terça

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) determinou que 70% da frota dos ônibus de Curitiba e Região Metropolitana voltem a circular nesta terça-feira (27). A determinação ocorreu após audiência que definiu que o governo estadual, a Urbs e as empresas responsáveis apresentem um plano para quitar os débitos com os motoristas e cobradores até às 14h30 desta terça-feira, horário da nova audiência.

O não cumprimento da decisão prevê pena de multa de R$ 300 mil por dia. 

O impasse em relação ao subsídio e aos pagamentos deixou a pé 2,2 milhões de usuários diários em Curitiba e região metropolitana.

Na manhã desta segunda-feira, 359 linhas deixaram de circular. Locais que normalmente são cheios no Centro de Curitiba, como a Praça Carlos Gomes e a Praça Rui Barbosa, ficaram completamente desertos por volta das 6h. Sem ônibus e sem pessoas.

O Sindimoc informou ontem que a paralisação é pelo atraso no salário e não repasse de recursos para a saúde, e não tem relação com a campanha salarial. O adiantamento salarial, correspondente a 40% do salário, deveria ter sido pago no dia 20. Porém, segundo o Sindimoc, apenas 20% das empresas cumpriram com suas obrigações até sexta-feira, data-limite fixada pelos funcionários do sistema.

Na sexta-feira, a prefeitura informou em nota que vai cuidar do pagamento das linhas urbanas e que o Estado deve se responsabilizar pelo pagamento das linhas metropolitanas. Cita ainda que a administração municipal tem arcado sozinha com a manutenção da infraestrutura da Rede Integrada de Transporte (RIT) com um custo em 2014 superior a R$ 30 milhões. Já o Governo do Estado afirmou que tem procurado o município para negociar a readequação e renovação do convênio que permite que a Urbs faça a gestão do RIT e que vai recorrer à Justiça, caso necessário, para que a população “não seja prejudicada por decisões unilaterais da Urbs”.

Confira os principais pontos da audiência