Na Avenida

Garibaldis e Sacis abre o Carnaval e transforma Curitiba

O pré-Carnaval de Curitiba começou ontem à tarde, na Avenida Marechal Deodoro, Centro, com a apresentação do bloco Garibaldis e Sacis, que além de homenagear os irmãos e ex-integrantes da bateria do bloco Israel Machado e Gilberto Machado Fomo, falecidos no ano passado, relembrou o humorista mexicano Roberto Balaños, que interpretava Chaves e Chapolin.

A festa começou às 15h, com muito calor. Uma hora e meia depois, segundo a Polícia Militar, já eram 2 mil pessoas na avenida e o número só aumentou. A chuva das 18h não foi suficiente para tirar os foliões da festa. Boa parte continuou dançando debaixo da água e outra foi dançar debaixo das marquises. Algumas lanchonetes, que costumeiramente estão fechadas aos domingos, abriram as portas e viram as mesas encherem na hora da chuva.

Muitos participantes seguiam à frente do carro de som pelo centro da avenida, mas houve quem preferiu acompanhar a festa da calçada. Um deles foi o engenheiro Jefferson Matias. Morando em Curitiba há menos de um ano, ele soube do evento ontem. “Moro na Galeria Tijucas, que é perto, então resolvi descer”, conta, mostrando a camiseta oficial do bloco que comprou há pouco. “Gosto de Carnaval. Comprar a camiseta é uma forma de prestigiar o evento”, afirma.

Família

Foliã de muitos carnavais, a vendedora Sonia Ferreira levou os dois filhos, a nora e três netos para acompanhar o bloco. Ela trajava uma fantasia a qual deu o divertido nome de “Viúva Alegre”. As crianças também estavam fantasiadas de abelha e super-heróis. “É um esquenta para o Carnaval. Vou desfilar pelo Rancho das Flores da Melhor Idade”, conta alegre.

O médico Emerson Barbosa, participava da festa pela terceira vez e, neste ano, veio fantasiado de mulher. A namorada, Maisa Cardoso, aprovou o figurino. “Está muito divertido. Tem gente que pede para tirar fotos e ele até já foi paquerado”, brinca.

Mais folia

As próximas festas do Garibaldis e Sacis serão no dia 7 de fevereiro, na Avenida São José dos Pinhais, no Sítio Cercado, e a última em 8 de fevereiro, novamente na Avenida Marechal deodoro, no Centro.