Greve dos ônibus

Confira as opções de transporte alternativo durante a greve

A Prefeitura de Curitiba vai dispor de 200 carros oficiais para fazer transporte alternativo gratuito nesta segunda-feira (26). Além disso, o cadastramento de carros particulares que queiram atuar como transporte alternativo durante a greve dos ônibus será aberto às 6 horas da segunda-feira (26), na Área de Inspeção e Cadastro, que fica na ala ferroviária, na ponta interna da Rodoviária. O transporte alternativo será autorizado enquanto durar a paralisação e os cadastrados estão autorizados a cobrar R$ 6 por pessoa, sem mudança deste valor.

Para fazer o cadastro é preciso apresentar documentos pessoais (RG e CPF, carteira de motorista) e do veículo, que devem estar em dia com as exigências do trânsito. O carro será submetido a uma rápida vistoria e, se autorizado, receberá um cartaz de identificação. Taxistas interessados em fazer transporte alternativo também poderão se cadastrar, mas não deverão ligar o taxímetro, cobrando R$ 6 por pessoa.

Os veículos particulares e táxis que fizerem transporte alternativo e estiverem cadastrados têm autorização da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para usar as canaletas do sistema expresso. Os táxis que optarem por continuar usando o táxímetro não poderão cobrar nenhum centavo a mais do que a tabela e não poderão circular nas canaletas.

Os preços do táxis estão em tabela afixada no vidro da porta de trás do carro e podem ser conferidos pelo usuário. Qualquer denúncia ou reclamação deve ser feita pelo 156.

Com informações da Prefeitura de Curitiba.